Revalida abre inscrição; exame é para médicos formados fora do país

Participação deve ser formalizada na página do participante - Foto: Marcelo Camargo/ABr
Siga a gente no

O prazo é curto, com inscrições até o dia 27 de junho. Cidade no Paraná sedia prova.

Profissionais formados em instituições estrangeiras que buscam ter o diploma reconhecido no Brasil podem inscrever-se na segunda edição do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). As inscrições começam nesta terça-feira, 21, e vão até o dia 27 deste mês.

A aplicação do exame está prevista para o dia 7 de agosto. Oito capitais sediarão as provas da primeira fase, sendo Curitiba, no Paraná, além de Brasília, Campo Grande, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo. A taxa de inscrição é de R$ 410, que deve ser paga até 30 de junho em bancos e lotéricas.

Clique aqui para acessar a Página do Participante. Acesse o edital.

Para participar do Revalida, é preciso ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil. O diploma de médico deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente do país de origem do documento, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

Além de anexar o diploma de graduação em Medicina no momento da inscrição, é preciso informar dados como CPF e data de nascimento. No momento da inscrição, deve ser escolhida a cidade em que o candidato pretende fazer a prova da primeira etapa.

O Revalida avalia habilidades, competências e conhecimentos para o exercício profissional conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). É composto de duas avaliações, sendo a primeira teórica e a segunda que afere os conhecimentos práticos. “Para participar da segunda etapa, é necessário ter sido aprovado na primeira, que inclui provas objetiva e discursiva”, informa a Agência Brasil.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->