Se vai de ENEM, prazo para pedir isenção da taxa termina nesta sexta

Nota do exame dá aos candidatos direito de pleiterar vagas na universidade pública - Foto: Valter/Arquivo Campanato/Agência Brasil

O pedido é feito exclusivamente pela internet; nota do exame permite buscar vaga em universidades públicas e bolsas.

Quem fará o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2022) e não pretende pagar a taxa de inscrição tem até as 23h59 desta sexta-feira, 15, para entrar com o pedido de isenção. No ano passado, esse valor foi de R$ 85.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

A nota do ENEM permite ao candidato disputar vagas em universidades públicas de todo o país. Possibilita a participação no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), de bolsas e crédito estudantil na rede privada.

A solicitação deve ser feita exclusivamente na Página do Participante. A gratuidade se aplica ao candidato que está na última série do Ensino Médio neste ano, em escola pública, cursou esse nível de ensino na rede pública ou o fez no ensino particular com bolsa.

É necessário ter renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo por pessoa. Tem direito à isenção, também, o aluno de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Estudantes isentos no ENEM 2021 que faltaram no dia do exame e desejem a gratuidade neste ano devem justificar ausência. Esse procedimento é realizado na página do exame.

Documentos necessários:

  • identidade (RG) do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar;
  • declaração ou histórico mostrando que realizou o Ensino Médio em escola pública. Bolsista deve incluir declaração comprovatória dessa situação; e
  • cópia do cartão com o NIS válido, com o número do CadÚnico.

Resultado

Os resultados serão divulgados em 22 de abril, na Página do Participante. Quem tiver o pedido negado poderá recorrer entre 25 e 29 de abril. O resultado dos recursos será divulgado em 6 de maio.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.