Universidades estaduais do Paraná terão parceria com Itaipu

Proposta foi apresentada, nessa segunda-feira (22), em reunião entre diretores da usina e reitores das sete instituições.

Apoie! Siga-nos no Google News

As sete universidades estaduais do Paraná participarão de um grupo de trabalho criado por Itaipu Binacional, em conjunto com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), para discutir demandas das instituições e trabalhar de forma integrada em temas como a sustentabilidade territorial nos 399 municípios paranaenses.

Leia também:
Lista tríplice para a reitoria da Unila será enviada até quarta-feira (24)

A iniciativa foi debatida, nessa segunda-feira (22), em Foz do Iguaçu, durante reunião com a presença dos reitores; do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri; do diretor de Coordenação, Carlos Carboni; do diretor-administrativo, Iggor Gomes Rocha; e do diretor-superintendente da FPTI, Irineu Colombo.

“O convênio quer construir uma rede de ações de extensão em temas como os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, para que estudantes das universidades estaduais busquem soluções aos desafios socioambientais”, informa Itaipu em material distribuído à imprensa.

A proposta foi bem recebida pelo presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP) e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto. “Este encontro é inédito. É a primeira vez que todos os reitores são recebidos aqui na Itaipu para debater de forma conjunta a criação de um edital”, disse.

Segundo Sanches Neto, as universidades possuem capilaridade para atuação nas diferentes regiões do estado. Além do Paraná, a ideia é fomentar a participação de instituições da porção sul de Mato Grosso do Sul, uma vez que a cidade de Mundo Novo (MS) também faz parte da lista de municípios lindeiros ao lago de Itaipu.

Reitores das sete universidades estaduais estiveram presentes. Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional
Reitores das sete universidades estaduais estiveram presentes. Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.