Uma hora a mais para votar. TSE amplia horário devido à pandemia 

H2FOZ – Paulo Bogler 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ampliou em uma hora o horário da votação nas eleições municipais deste ano. As sessões estarão disponíveis ao eleitor das 7h às 17h. Pessoas acima de 60 anos, do chamado grupo de risco, terão período preferencial até às 10h. 

A decisão foi comunicada pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, nessa quinta-feira, 27. Segundo disse, o objetivo é dar mais tempo ao eleitor a fim de buscar evitar aglomerações, devido à pandemia de covid-19. 

Conforme o tribunal, o intervalo das 7h às 17h foi definido por meio de análise junto a estatísticos do órgão de uma consultoria técnica. Esse colegiado é formado por especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Insper e Universidade de São Paulo (USP). A antecipação atende a pleito dos tribunais regionais eleitorais.

O TSE informou que empresas e entidades doarão equipamentos de proteção individual – como máscaras, protetores faciais (face shields) e álcool em gel e spray – para quem trabalhar na eleição, visando à segurança dessas pessoas. Nas seções, será disponibilizado álcool em gel para eleitores higienizarem as mãos.

Por causa do novo coronavírus, neste ano, excepcionalmente, Foz do Iguaçu irá às urnas no dia 15 de novembro. A cidade elegerá prefeito, vice-prefeito e 15 vereadores em um turno só, pois possui menos do que 200 mil eleitores, quesito para votação em duas etapas.

(Com informações do Supremo Tribunal Federal) 

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.