Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » OAB emite nota pública sobre “lista de petistas” em Foz do Iguaçu

Eleições 2022

OAB emite nota pública sobre “lista de petistas” em Foz do Iguaçu

Na internet, usuários têm repassado listas pedindo boicote a supostos apoiadores do presidente eleito, Lula (PT).

2 min de leitura
OAB emite nota pública sobre “lista de petistas” em Foz do Iguaçu
Sede da Subseção Foz do Iguaçu da Ordem dos Advogados do Brasil. Imagem: Google Street View
Publicidade

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Foz do Iguaçu, emitiu, nesta sexta-feira (4), nota na qual condena mecanismos de intimidação como a divulgação de “listas de petistas”, nas quais usuários de redes sociais e de grupos no WhatsApp pedem boicote a empresas e pessoas supostamente apoiadoras do presidente eleito Lula (PT).

Leia também:
Protesto em frente ao batalhão altera rotas do transporte coletivo em Foz do Iguaçu

Publicidade

No texto, a direção local da OAB repudia “de forma veemente a formação e propagação de listas de boicote a empresas e pessoas por razões de opção política, pois isso constitui-se em crime, viola gravemente direitos fundamentais assegurados pela Constituição Federal e Pactos Internacionais dos quais o Brasil é signatário”.

Publicidade
Nota divulgada pela OAB Foz do Iguaçu

A instituição afirma ainda que “quaisquer atos contrários a esses preceitos são inadmissíveis e serão enfrentados por todas as Instituições Democráticas, pois representam retrocesso e causam prejuízo à nação”, e que “acompanhará os fatos narrados adotando, caso necessário, as medidas cabíveis”.

Leia, abaixo, a íntegra do texto:

Publicidade

NOTA PÚBLICA

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Foz do Iguaçu, vem a público se manifestar sobre os atuais acontecimentos nesta cidade após o resultado da eleição presidencial especialmente para repudiar de forma veemente a formação e propagação de listas de boicote a empresas e pessoas por razões de opção política, pois isso constitui-se em crime, viola gravemente direitos fundamentais assegurados pela Constituição Federal e Pactos Internacionais dos quais o Brasil é signatário.

Publicidade

O voto, que é individual, livre e expressão máxima do exercício de cidadania, e ainda, da soberania popular, são primados da democracia inegociáveis e devem ser respeitados irrestritamente. Quaisquer atos contrários a esses preceitos são inadmissíveis e serão enfrentados por todas as Instituições Democráticas, pois representam retrocesso e causam prejuízo à nação. A OAB defende e sempre defenderá o Estado Democrático de Direito e acompanhará os fatos narrados adotando, caso necessário, as medidas cabíveis.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.