Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Ex-prefeitos de Foz do Iguaçu obtêm vitória na Justiça para disputar Palácio das Cataratas

Eleições 2024

Ex-prefeitos de Foz do Iguaçu obtêm vitória na Justiça para disputar Palácio das Cataratas

Foram dois confrontos diretos Paulo x Samis pela prefeitura; pleito de outubro poderá opô-los mais uma vez nas urnas.

3 min de leitura
Ex-prefeitos de Foz do Iguaçu obtêm vitória na Justiça para disputar Palácio das Cataratas
Sede do governo municipal, o Palácio das Cataratas – foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Publicidade

Pré-candidatos à Prefeitura de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi e Samis da Silva obtiveram vitórias na Justiça para disputar a eleição deste ano. No PP e PSDB, respectivamente, os dois postulantes já ocuparam o Palácio das Cataratas e disputaram o cargo duas vezes entre si.

LEIA TAMBÉM: Chico Brasileiro escapa de processo de cassação com voto de 9 vereadores da base

Publicidade

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) julgou procedente a ação do ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi contra decisão que tirava os seus direitos políticos, impedindo-o de concorrer. O caso é referente à contratação, sem licitação, de Regina Cordeiro para atuar em captações de recursos.

“Julgar inexigível a pena de suspensão dos direitos políticos aplicada ao autor [Paulo Mac Donald]”, assinalou o órgão. “Ante inconstitucionalidade da aplicação da suspensão dos direitos políticos por atos culposos que causem dano ao erário”, completou o TJPR.

Em relação a Samis da Silva, o Tribunal de Justiça reconheceu a possibilidade de aplicação retroativa das disposições que tratam do chamado trânsito em julgado. E lhe resgatou os direitos políticos liminarmente.

Publicidade

“Defiro o pedido de suspensão dos efeitos da condenação judicial imposta na ação de improbidade em comento”, decidiu. “A fim de suspender a sanção de “suspensão de direitos políticos” até julgamento em definitivo do presente recurso”, complementou o TJPR.

Samis da Silva administrou Foz do Iguaçu de 2000 a 2004, marcando o retorno da família Silva ao poder político da cidade. Paulo Mac Donald foi gestor de 2004 a 2012, sendo eleito com o argumento de que era necessário um projeto político alternativo ao de Silva.

Publicidade

Além dos dois nomes, Foz do Iguaçu reúne outros pré-candidatos à prefeitura. Um deles é Joaquim Silva e Luna, ex-diretor-geral da Itaipu Binacional, com um aceno ao eleitorado de direita, mais alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No outro lado, a reportagem apurou que partidos articulam uma aliança de centro-esquerda, que tem no núcleo siglas como o PDT. Para encabeçar a disputa, são citados vereadores da atual legislatura, o comunicador Airton José, o ambientalista Raby Khalil, entre outros.

A lista de prefeituráveis inclui Soldado Fruet, Sidney Prestes, Zé Elias, Camilo Rorato, Sérgio Caimi, Dilto Vitorassi, Ney Patrício e João Morales. Nela também constam Dr. Ranieri (Mais Brasil), Bosco Foz, Irineu Ribeiro, Paulo Angeli e outros mais.

Confrontos Paulo x Samis

O calendário eleitoral impõe um percurso até a indicação dos prefeituráveis em convenção, registro e prazo de possíveis pedidos de impugnações de chapas na Justiça Eleitoral. Se os dois postulantes se mantiverem na disputa, será o terceiro embate direto Paulo x Samis.

Nos dois confrontos diretos, Paulo Mac Donald levou a melhor. Aliado a um consórcio de partidos políticos denominado de “frentona”, Paulo venceu o favoritismo de Samis da Silva em 2004, que concorria à reeleição. Em resultado apertado, foram 68 mil votos (49%) a 63 mil (46%).

Depois, em 2008, foi a vez de Paulo defender a reeleição contra Samis, o que conseguiu com larga margem, em uma campanha agressiva. Mac Donald obteve 67 mil votos (48%), ante 42 mil (30%) conquistados pelo adversário.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

1 comentário em “Ex-prefeitos de Foz do Iguaçu obtêm vitória na Justiça para disputar Palácio das Cataratas”

  1. Vitor

    Palácio das Cataratas foi ótimo. Convenhamos, está longe de ser. Tenho dúvidas de que surja algum Prefeito que seja corajoso o suficiente para construir um Centro Cívico e contemple um Palácio das Cataratas. Claro que isso incomodaria muito a oligarquia do atraso, ou seja, seria mexer em casa de abelhas.

Os comentários estão encerrado.