É falso que Foz do Iguaçu perdeu o 2.º turno nas eleições de outubro

Fake news foi desmentida pela Justiça Eleitoral; cidade conta com mais de 202 mil pessoas aptas a ir às urnas para escolher prefeito e vereadores.

Apoie! Siga-nos no Google News

Em mais um boato envolvendo as eleições, circula em algumas redes a fake news de que Foz do Iguaçu teria perdido a habilitação para ter segundo turno no pleito deste ano. É falso, respondeu taxativamente o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

LEIA TAMBÉM: Eleitor tem um mês para regularizar título para votar

O órgão recorreu à Gralha Confere, a sua Central de Combate à Desinformação, para desfazer a mentira e informar corretamente. A deturpação da realidade surgiu após notícias veiculadas inadequadamente sobre suposto cancelamento de títulos de eleitores.

Aos fatos, conforme o TRE-PR:

  • Foz do Iguaçu superou os 200 mil eleitores em novembro de 2023, o que a torna apta para ter segundo turno nestas Eleições 2024;
  • em março, mês passado, a cidade atingiu 202.074 pessoas que poderão votar no município. “Ou seja, não houve cancelamento massivo de títulos”, reforça o Tribunal Regional Eleitoral.

O órgão ressalta que a fake news pode ter ocorrido devido à interpretação equivocada de notícia divulgada na “imprensa de que Foz do Iguaçu apresenta 20 mil títulos de eleitor cancelados”. O TRE-PR explica que, nesse caso, “a grande maioria [cancelamento] ocorreu por conta de óbito de eleitores, o que já estava computado na contagem do eleitorado”.

O tribunal estima que os cancelamentos por não comparecimento às urnas sejam de apenas quatro mil documentos em Foz do Iguaçu.

Segundo turno

A legislação eleitoral e a Constituição federal determinam que o segundo turno das eleições municipais pode ocorrer nas cidades com 200 mil eleitores. No Paraná, além de Foz do Iguaçu, integram essa lista: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e São José dos Pinhais.

A eleição extra em Foz do Iguaçu ocorrerá, porém, se nenhum candidato a prefeito obtiver mais da metade dos votos válidos – excluídos os escrutínios em branco e nulos –, ou seja, se nenhum prefeiturável somar 50% mais um. Esse é o critério da maioria absoluta, e o pleito adicional é apenas para cargos majoritários, para o Poder Executivo.

O H2FOZ apurou que, nessa terça-feira, 9, o número de eleitores em Foz do Iguaçu era de 202.151, além de 292 inscrições que estão em processamento. E até o começo de maio, a Justiça Eleitoral fará plantões e reforçará campanhas institucionais para que jovens com menos de 18 anos façam o título, e cidadãos com pendências as regularizem para votar em outubro.

A marca de 200 mil eleitores no município foi alcançada com mobilização da comunidade, da sociedade civil a empresário, partidos políticos e da Justiça Eleitoral. Votar é um direto e também uma obrigação da cidadania, já que é uma forma de participação direta do cidadão nas decisões políticas que impactam a coletividade.

Eleitor contra a desinformação

O eleitor pode conferir informações sobre o funcionamento das eleições e obter orientações oficiais por meio do serviço Gralha Confere, do TRE-PR. E fazer denúncias sobre crimes eleitorais e desinformação por meio do WhatsApp: (41) 3330-8500. É importante acrescentar imagens, vídeos, links ou outros conteúdos relacionados.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.