Teve início, na manhã desta sexta-feira (30), o período de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, para as eleições municipais de 2024. Os materiais obrigatórios, produzidos pelos partidos, serão veiculados até o dia 3 de outubro.
Leia também:
Confira a cobertura do H2FOZ nas eleições municipais em Foz do Iguaçu
Em Foz do Iguaçu, apenas um candidato a prefeito não terá direito às inserções nas emissoras locais: Sergio Caimi, do Partido da Mulher Brasileira (PMB), cuja legenda não superou as cláusulas de barreira previstas na legislação eleitoral.
Os demais postulantes terão a seguinte divisão de tempo:
3min34s – General Silva e Luna (PL);
2min16s – Airton José (PSB);
1min18s – Paulo Mac Donald (Progressistas);
1min13s – Samis da Silva (PSDB);
1min12s – Zé Elias (União Brasil);
24s – Latinha (Rede).
No rádio, o horário eleitoral é transmitido em dois blocos, de segunda a sábado: das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, também de segunda a sábado, a veiculação acontece das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
Além disso, os partidos têm direito a propagandas de 30 segundos durante a programação das emissoras locais, totalizando 42 minutos diários para os postulantes a prefeito e 28 minutos para os candidatos a vereador.
A divisão segue o mesmo critério de tempo para cada legenda ou federação partidária, correspondente ao tamanho da bancada no Congresso Nacional. A veiculação precisa ser feita na faixa entre as 5h e as 24h.
Em caso de segundo turno para prefeito em Foz do Iguaçu, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão ocorrerá entre os dias 11 e 25 de outubro, com tempo igual para os dois candidatos remanescentes.
Voto sim, fake news não!
Para contribuir com a soberania da decisão do eleitorado, combatendo as fake news, o TRE-PR mantém o serviço gratuito Gralha Confere. É possível enviar boatos e notícias suspeitas sobre as eleições pelo WhatsApp (41) 3330-8500 ou por mensagem.
O serviço permite acrescentar imagens, vídeos, links ou outros conteúdos relacionados a boato, ilícito ou desinformação. Não são apuradas informações sobre candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações.