Foz do Iguaçu faz bonito e conquista etapa da Copa Paraná de rúgbi

Time iguaçuense teve campanha com 100% de aproveitamento; esporte ainda
é pouco conhecido dos brasileiros.

Apoie! Siga-nos no Google News

Time iguaçuense teve campanha com 100% de aproveitamento; esporte ainda é pouco conhecido dos brasileiros.

Ainda pouco conhecido dos brasileiros, o rúgbi – esporte que lembra uma mistura entre o “nosso” futebol e o futebol americano – vem despertando cada vez mais admiradores e praticantes. Um exemplo é o Foz Rugby, que no sábado (23) fez bonito e conquistou a segunda etapa da Copa Paraná na modalidade adulto masculino.

Em Apucarana, no Norte do estado, o “Onças da Fronteira” – como o time é conhecido pelos adversários – teve uma campanha irreparável, com 100% de aproveitamento. Foram quatro jogos e quatro vitórias, 92 pontos marcados e apenas 44 sofridos.

17 x 15 Pé Vermelho (Londrina)
29 x 0 Apucarana
22 x 19 Maringá
24 x 10 Umuarama


A conquista do time masculino é inédita, segundo Yuri Reis, atleta e diretor de Comunicação do clube. “Já havíamos conseguido boas colocações em competições como a Liga do Interior, os Jogos Abertos e a Taça John Swan. Ficamos em segundo na primeira etapa desse mesmo Campeonato Paranaense, mas o time masculino nunca havia conquistado títulos como este”, declara.

Já o time feminino, que ficou com a segunda colocação nessa etapa, ao longo da história já conquistou títulos importantes, como a Liga do Interior de Rugby 2017, no Paraná; o Seven Ñaro 2018, no Paraguai; e o Torneio Alto Paraná 2018, também no Paraguai.

Equipe feminina ficou com o vice-campeonato da etapa. Foto: Prefeitura de Apucarana

“Foi um desafio para nossas equipes, pois os adversários estão cada vez mais fortes, tanto física quanto tecnicamente. Mesmo assim, as nossas equipes conseguiram ser consistentes e aproveitar as oportunidades”, comemora Reis.

A modalidade em disputa na Copa Paraná é a “rugby sevens”, que desde 2016 integra a lista de esportes olímpicos. Esse formato é mais dinâmico do que o tradicional, com sete atletas por equipe e partidas de apenas 14 minutos de duração.

Busca pela popularização do esporte e a rotina de treinamentos

O Foz Rugby foi criado em 2011 e atualmente possui 50 atletas regulares. Desde então, o time – que conta com equipe adulta e juvenil (masculino e feminino) – já disputou torneios pelo Paraná, além de Argentina e Paraguai. Os treinamentos são abertos à comunidade e ocorrem todos os sábados, às 16h, no Estádio do ABC.

Apesar de parecer violento, o rúgbi é um esporte respeitoso e democrático, com regras claras e espaço para diferentes portes físicos. “A segurança é sempre a prioridade. Nos treinos aprendemos a utilizar o contato para ganhar vantagem no jogo, mas sempre valorizando a honestidade, o espírito esportivo e a segurança nossa e de nossos adversários. Atitudes que colocam em risco a segurança são totalmente proibidas”, explica.

No esporte, que pode ser jogado com os pés e com as mãos, o objetivo principal é conseguir ultrapassar a linha de fundo e apoiar a bola contra o solo: o “try”. Mas também há outras formas de pontuar.

No Brasil, o ponto alto do rúgbi foi em 2018, quando Brasil e Nova Zelândia – os populares “All Blacks” – disputaram um amistoso para um público recorde de mais de 35 mil pessoas no Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.