A Federação Paranaense de Futebol (FPF) promoveu, nessa quinta-feira (31), reunião para definir a fórmula e o calendário da Taça FPF. A competição terá início no dia 13 de setembro, com a grande final marcada para 6 de dezembro.
Leia também:
Foz do Iguaçu FC é vice-campeão da Segundona Sanepar 2025
De acordo com a FPF, dez clubes confirmaram participação: Athletico, Azuriz, Batel, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Foz do Iguaçu FC, Nacional, Patriotas e Rio Branco. Desses, cinco disputaram a primeira divisão, e cinco jogaram a segundona na temporada 2025.
A entidade informa que divulgará, nos próximos dias, a tabela e o regulamento completo da Taça FPF. Os dez times, contudo, estarão divididos em dois grupos de cinco, com jogos em turno único, dentro das respectivas chaves.
O Grupo A terá Athletico, Cianorte, Cascavel, Nacional e Batel, enquanto o Grupo B contará com Coritiba, Azuriz, Rio Branco, Foz do Iguaçu FC e Patriotas. Dos adversários, o Azulão da Fronteira enfrentou apenas o Patriotas na atual temporada paranaense.
Conforme a federação, os quatro primeiros de cada grupo avançarão para as quartas de final. O mata-mata da Taça FPF terá jogos de ida e volta até a decisão, totalizando 54 partidas em 11 rodadas.
Calendário e vaga na Copa do Brasil
Em declarações reproduzidas pela assessoria, Hélio Cury Filho, presidente da FPF, disse que o objetivo da competição é proporcionar calendário para os clubes paranaenses. Sem o torneio, o Foz do Iguaçu FC, por exemplo, voltaria a jogar somente em 2026.
Além disso, a Taça FPF poderá render ao campeão uma vaga direta na Copa do Brasil do próximo ano. A confirmação dependerá da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que ainda não respondeu ao pedido da entidade paranaense.
“A vaga na Copa do Brasil, se confirmada, apenas coroa essa nova competição, que tem tudo para ser um sucesso”, afirmou o presidente.
Tal como a Segundona Sanepar, a Taça FPF deverá ter seus jogos transmitidos, ao vivo, no canal da Federação Paranaense de Futebol no YouTube.