Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Foz do Iguaçu FC vence o Paranavaí nos pênaltis e sobe de divisão

Esporte

Segundona Sanepar

Foz do Iguaçu FC vence o Paranavaí nos pênaltis e sobe de divisão

Jogo decisivo da semifinal levou 2,5 mil torcedores ao Estádio do ABC; Azulão da Fronteira saiu atrás e buscou o empate no tempo normal.

4 min de leitura
Foz do Iguaçu FC vence o Paranavaí nos pênaltis e sobe de divisão
Após ficar duas vezes em desvantagem no placar, Foz do Iguaçu FC buscou o empate no tempo normal. Foto: Franz Fleischfresser/Foz do Iguaçu FC
Publicidade

O Foz do Iguaçu FC está de volta à elite do Campeonato Paranaense. O acesso à divisão principal veio na tarde deste domingo (6), após suada vitória nos pênaltis sobre o Atlético Clube Paranavaí (ACP), na semifinal da Segundona Sanepar.

Leia também:
Foz Cataratas Futsal goleia o Joaçaba fora de casa na Liga Nacional

Publicidade

Na ida, em Paranavaí, as equipes empataram em 0 a 0. Confiante com o bom momento do Azulão da Fronteira, a torcida compareceu em peso ao Estádio do ABC para a volta. De acordo com o borderô, 2.524 pessoas ocuparam as arquibancadas, gerando renda de R$ 56.415.


O Foz do Iguaçu FC começou no ataque e criou a primeira oportunidade, logo aos cinco minutos, com Kauã Gomes cabeceando à esquerda da meta.

Entretanto, quem abriu o placar foi o ACP. Aos 22 minutos, o goleiro Carlão e a zaga bateram cabeça e Miguel apareceu livre para encobrir o goleiro: 1 a 0.

Publicidade

O empate do Foz do Iguaçu FC saiu aos 37 minutos. Após cobrança de escanteio, Giovane cruzou da esquerda. Dudu Bahia escorou e o zagueiro Truyts mergulhou para cabecear: 1 a 1.

No finalzinho da primeira etapa, nova trapalhada defensiva do Azulão. Miguel, mais uma vez, apareceu sozinho na entrada da área. Carlão derrubou o camisa 10 e a arbitragem apitou pênalti. O próprio Miguel bateu e recolocou o ACP em vantagem.

Publicidade
Torcida do Foz do Iguaçu FC compareceu em grande número ao Estádio do ABC.
Torcida do Foz do Iguaçu FC compareceu em grande número ao Estádio do ABC. Foto: Guilherme Wojciechowski/H2FOZ

Reação no segundo tempo

O Foz do Iguaçu FC voltou tenso para a segunda etapa, com a obrigação de pelo menos empatar para forçar a decisão nos pênaltis. Aos 11, um bate-rebate sem fim na área do ACP por pouco não resultou no gol que o Azulão tanto precisava.

Aos 22 minutos, finalmente, o novo empate. Giovane cobrou falta na lateral da área, Dudu Bahia subiu no terceiro andar e cabeceou para o fundo da rede.

Na primeira análise, o auxiliar marcou impedimento do ataque do Foz do Iguaçu FC. O árbitro, porém, entendeu que o jogador que estava impedido (Marcus Uberaba) só participou do lance após a bola já ter cruzado a linha. Portanto, gol validado: 2 a 2.

Aos 37, o Azulão da Fronteira quase virou o jogo, mas o goleiro Matheus se esticou todo para defender a cabeçada e garantir o empate. O Paranavaí, então, passou a considerar o empate como lucro, administrando a posse de bola até o apito final.

Sufoco na decisão por pênaltis

Para a decisão por pênaltis, o técnico Adriano de Souza substituiu o goleiro Carlão por Diego, considerado o melhor pegador de penalidades no Foz do Iguaçu FC.

A estratégia funcionou e Diego defendeu a primeira cobrança. Em seguida, Lucão marcou para o Foz. Luanderson converteu para o ACP e Giovane fez o segundo do Azulão, 2 a 1.

Na cobrança seguinte, a terceira do Paranavaí, Juan pegou muito embaixo da bola e carimbou o travessão. Entretanto, na terceira cobrança do Foz do Iguaçu FC, Dudu Bahia bateu à meia-altura e o goleiro Matheus defendeu.

Vitor cobrou o quarto pênalti do ACP e empatou, 2 a 2. Do lado do Foz, Daniel chutou em cima do goleiro e reacendeu as esperanças da torcida de Paranavaí, posicionada logo atrás do gol.

Na quinta e última cobrança da série, o goleiro Matheus acertou a trave. Bastava ao Foz do Iguaçu FC, então, apenas acertar a última penalidade. Breno, capitão da equipe, chutou forte no alto e colocou o Azulão da Fronteira na divisão de elite em 2026, 3×2.

Foz do Iguaçu FC de volta à elite

Além da vaga na primeira divisão, o Foz do Iguaçu FC garantiu classificação para a final da Segundona Sanepar. O adversário será o Galo Maringá, que venceu o Nacional por 5 a 0 no jogo de volta da outra semifinal.

O duelo de ida da decisão, em Foz do Iguaçu, está inicialmente marcado para o próximo sábado (12). A volta acontecerá em Maringá, no dia 19, pois o time do Norte do estado tem a melhor campanha geral da competição.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

1 comentário em “Foz do Iguaçu FC vence o Paranavaí nos pênaltis e sobe de divisão”

  1. Ale

    Parabéns ao Foz! Foi difícil, mas ao final deu tudo certo!

Os comentários estão encerrado.