H2FOZ
Início » Esporte » Foz abre Jogos da Juventude com pira acesa por medalhista olímpica

Esporte

Esporte e integração

Foz abre Jogos da Juventude com pira acesa por medalhista olímpica

Abertura teve harpa paraguaia, acordeão argentino e viola caipira; competição patrocinada pela Caixa reúne 20 modalidades e segue até novembro.

2 min de leitura
Foz abre Jogos da Juventude com pira acesa por medalhista olímpica
Prata nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e campeã mundial em 2015 no vôlei de praia, Ágatha Rippel acendeu a pira - foto: Carol Coelho/COB divulgação

Foz do Iguaçu abriu oficialmente os Jogos da Juventude CAIXA 2026, nessa segunda-feira, 19. A cerimônia, no Ginásio Costa Cavalcanti, teve acendimento da pira pela ex-jogadora de vôlei de praia Ágatha Rippel, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e campeã mundial em 2015.

A edição é a maior da história da competição, com 4.900 atletas de 26 estados e do Distrito Federal, além de delegações convidadas da Argentina, do Japão e do Paraguai, de acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), organizador do evento. Os participantes disputam 20 modalidades até 3 de novembro. Mais de sete mil pessoas estão envolvidas na organização, entre elas 886 treinadores e 201 árbitros.

Publicidade

O revezamento da tocha, apresentações culturais e uma versão do Hino Nacional com harpa paraguaia, acordeão argentino e viola caipira marcaram a solenidade. A programação artística também apresentou a lenda da origem das Cataratas do Iguaçu, com os personagens Tarobá, Naipi e M’Boi.

“Esta será a maior edição da história dos Jogos da Juventude”, afirmou Marco La Porta, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Segundo ele, cerca de dois milhões de jovens participaram das etapas classificatórias em todo o país.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Joaquim Silva e Luna, deu as boas-vindas às delegações e ressaltou a oportunidade de receber jovens atletas de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

Competições e transmissões

As disputas começam nesta terça-feira (20), com atletismo, judô, remo virtual, taekwondo, tênis de mesa e triatlo no primeiro bloco, que segue até quinta-feira (22).

Os resultados podem ser acompanhados pelo site oficial jogosdajuventude.org.br e pelo aplicativo Jogos da Juventude 2026, disponível para celulares.

Publicidade

As transmissões do primeiro bloco pelo Time Brasil TV incluem taekwondo e judô nesta terça-feira; atletismo e remo virtual na quarta-feira; e triatlo e tênis de mesa na quinta-feira.

(Com informações da assessoria)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    [cf7sr-recaptcha]

    Você lê o H2 diariamente?
    A partir de R$5,00 por mês. Cancele quando quiser.
    Paulo Bogler

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário