Agentes encontram túnel e impedem fuga de presos brasileiros no Paraguai

Estágio da escavação na Cela nº 6 do Pavilhão Branco. Imagem: Ministério da Justiça do Paraguai.

Escavação foi descoberta em uma ala reservada a membros do PCC na Penitenciária Regional de Ciudad del Este.

Agentes que atuam na Penitenciária Regional de Ciudad del Este localizaram, no final da tarde de segunda-feira (25), um túnel sob a ala que abriga presos brasileiros e paraguaios ligados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). A escavação estava em andamento na Cela nº 6 do Pavilhão Branco.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

A descoberta deu-se após colaboração entre agentes penitenciários e integrantes da Polícia Nacional do Paraguai, com acompanhamento do Ministério da Justiça. Conforme as investigações, pelo menos 16 detentos estavam envolvidos na confecção do túnel. A terra era armazenada em sacos sobre os estrados das camas.

A intervenção ocorreu por volta das 17h30 (hora paraguaia) e pegou de surpresa os reclusos, que foram transferidos para outros espaços no interior do estabelecimento. Na cela, foram apreendidas ferramentas como facas e objetos artesanais, usados para a remoção da terra. A extensão do túnel não foi informada.

Imagem: Ministério da Justiça do Paraguai.

Édgar Olmedo, ministro da Justiça, parabenizou os agentes penitenciários e policiais pela ação, que frustrou a tentativa de fuga. Tal como outros estabelecimentos prisionais do país, a Penitenciária Regional de Ciudad del Este enfrenta problemas como lotação acima da capacidade e defasagem na estrutura física.

A prisão está localizada em uma área densamente urbanizada, próxima a locais como a sede do governo do Alto Paraná e o Centro Regional de Educação, principal escola pública do lado paraguaio da fronteira. A maioria dos brasileiros recluídos no local aguarda julgamento por crimes ligados ao tráfico de entorpecentes.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.