Rádio Clube
H2FOZ
Início » Fronteira » Assista como foi a inauguração da Ponte da Integração em Foz do Iguaçu

Fronteira

Brasil-Paraguai

Assista como foi a inauguração da Ponte da Integração em Foz do Iguaçu

Cerimônia conta com a participação do presidente Lula; Ponte da Integração liga Foz do Iguaçu à cidade de Presidente Franco, no Paraguai.

2 min de leitura
Assista como foi a inauguração da Ponte da Integração em Foz do Iguaçu
Cerimônia acontece na aduana da cabeceira brasileira da Ponte da Integração. Foto: Denise Paro/H2FOZ
Google News iconSiga-nos no Google News

Acompanhado por ministros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará a inauguração, na tarde desta sexta-feira (19), da Ponte da Integração Brasil–Paraguai. A via sobre o Rio Paraná liga Foz do Iguaçu e a cidade paraguaia de Presidente Franco.

Acompanhe também:
Cobertura completa do H2FOZ sobre a abertura da ponte

Publicidade

No papel desde 1992, a Ponte da Integração está localizada nas proximidades do Marco das Três Fronteiras, ponto de encontro entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Conforme a ficha técnica, a passarela possui 760 metros de extensão e um vão-livre de 470 metros, o maior do continente. Do tipo estaiada, a estrutura é sustentada por duas torres monumentais de 190 metros de altura cada uma, o equivalente a um prédio de 63 andares.

Aviso ao leitor: aguarde pelo início do vídeo, programado pelo canal GOV para começar a partir das 17h.

De acordo com Itaipu, a empresa investiu R$ 712 milhões para a construção da Ponte da Integração e da via de acesso (Perimetral Leste) pelo lado brasileiro.

Já o Corredor Metropolitano del Este, rodovia de acesso à ponte pelo lado paraguaio, conta com recursos de um empréstimo contraído pelo governo do Paraguai.

As obras da Ponte da Integração começaram em 2019, após acordo firmado no final de 2018 permitindo o uso de recursos de Itaipu. Conforme o acordo, o Governo do Paraná faria a gestão dos trabalhos e acompanharia a execução dos contratos.

Trânsito na Ponte da Integração

Pronta desde o segundo semestre de 2023, a nova ponte terá abertura gradual, pois algumas das estruturas de acesso e logística ficarão prontas somente entre o final de 2026 e o início de 2027.

Na primeira etapa, que começará neste sábado (20), somente caminhões vazios estarão liberados, com horário restrito ao período noturno. Na segunda fase, prevista para 18 de janeiro, haverá autorização para a passagem de ônibus de turismo.

Para conferir a cobertura completa do H2FOZ sobre a inauguração da Ponte da Integração, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    1 comentário em “Assista como foi a inauguração da Ponte da Integração em Foz do Iguaçu”

    1. Doni Vitor

      Batizam bebê na barriga da mãe? Pois ė, em Foz pode, os neurônios desses gestores são de plásticos.

    Deixe um comentário