Apagão deixa 70% dos consumidores do Paraguai sem energia elétrica

Situação foi registrada na manhã de sábado (28), após problemas em uma das linhas de transmissão da energia de Itaipu.

Apoie! Siga-nos no Google News

Cerca de 70% dos imóveis do Paraguai ficaram sem energia elétrica, por volta das 10h20 de sábado (28), devido a um apagão provocado por problemas em uma das linhas de transmissão da energia de Itaipu. Segundo a Administração Nacional de Eletricidade (Ande), o inconveniente foi totalmente sanado pouco antes do meio-dia.

Leia também:
Árvore de grande porte atinge bar de hotel em Puerto Iguazú

Em declarações ao canal Telefuturo, reproduzidas pelo jornal Última Hora, Miguel Báez, gerente técnico da Ande, explicou que a duração variou conforme a região do país, de poucos minutos a mais de uma hora. Em algumas áreas, houve apenas oscilação no serviço, com “picos” provocando o desligamento de eletrodomésticos.

“Tivemos um inconveniente com a linha de 500 kV que vem pela margem direita de Itaipu. O sistema de proteção foi acionado, interrompendo o serviço. Como essa é a linha de transmissão mais importante que temos, isso acabou afetando a outra línha de 500 kV, que vem de Yacyretá. Em dado momento, as duas linhas ficaram fora e a única operacional foi a de 200 kV. Isso afetou 70% da nossa carga”, descreveu.

Segundo Báez, apesar do calor e do alto consumo de energia, o problema não teve relação com picos de demanda, uma vez que a energia disponível no horário era maior que a necessidade dos consumidores do país. As causas do incidente ainda estão sendo avaliadas, podendo ter ligação com queimadas sob os fios do linhão.

Em várias cidades, o apagão provocou, também, a interrupção no serviço de fornecimento de água, reposto de forma gradual ao longo do sábado. Em Ciudad del Este e municípios vizinhos, situados a poucos quilômetros das usinas de Itaipu e Acaray, a principal queixa foi em relação às oscilações no serviço.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.