Argentina decreta feriado nacional após ataque a Cristina Kirchner

Atendimento nas repartições públicas está suspenso nesta sexta-feira (2), bem como as aulas nas redes de ensino.

Apoie! Siga-nos no Google News

Atendimento nas repartições públicas está suspenso nesta sexta-feira (2), bem como as aulas nas redes de ensino.

O governo federal argentino determinou, por meio do Decreto n.º 573/2022, assinado pelo presidente Alberto Fernández, feriado nacional para esta sexta-feira (2), com suspensão dos atendimentos não essenciais nas repartições públicas e cancelamento das aulas nas redes de ensino de todo o país.

Leia também:
Atendimento no lado argentino das Cataratas está suspenso nesta sexta-feira (2)

A justificativa do decreto é para que “o povo argentino possa expressar seu mais profundo repúdio ao atentado contra a vida da vice-presidente da Nação, Cristina Fernández de Kirchner, e pronunciar-se em defesa da paz e da democracia”. Na noite de quinta-feira (1.°), Cristina foi alvo de um ataque em frente ao prédio onde reside em Buenos Aires.

Na ocasião, um homem identificado como Fernando André(s) Sabag Montiel, de 35 anos, apontou uma arma em direção à cabeça da vice-presidente. Nos vídeos divulgados pela imprensa argentina, é possível ouvir um “clique” feito pela pistola do tipo Bersa 380 semiautomática, que era antiga e teria travado na hora do disparo.

O ataque a Cristina Kirchner foi repudiado de forma conjunta por senadores governistas e de oposição, que emitiram uma nota condenando a violência. “Exigimos o rápido e completo esclarecimento desse fato lamentável, que obscurece a vida democrática. Pedimos aos dirigentes e a toda a população que busque o caminho da paz”, diz o texto.

Quem é?

Nascido em São Paulo, Sabag Montiel é filho de pai chileno e mãe argentina, possuindo documentos brasileiros e argentinos. Reside em Buenos Aires, no bairro La Paternal, e atua como motorista de aplicativos. Em março de 2021, foi detido por portar um facão que, conforme relatou aos policiais da capital argentina, seria usado para defesa pessoal.

Nas redes sociais, apresentava-se como “Fernando Salim Montiel” e seguia páginas ligadas a grupos de extrema-direita, associados a ideologias como o nazismo. Apesar de publicações que circulam na internet, não há indício de que Sabag Montiel se interesse pela política brasileira ou se identifique como seguidor do presidente Jair Bolsonaro.

Material difundido pelo canal Crónica TV, compilando imagens de arquivo

O vínculo com o Brasil, aparentemente, dá-se apenas em relação ao local de nascimento. Em pelo menos duas ocasiões, Montiel apareceu na Crónica TV, canal conhecido pelo tom sensacionalista de sua cobertura, fazendo críticas ao governo argentino e aos programas de ajuda emergencial.

LEIA TAMBÉM
2 Comentários
  1. Homem que atacou Cristina Kirchner fica calado em depoimento à Justiça

    […] Argentina decreta feriado nacional após ataque a Cristina Kirchner […]

  2. Atendimento no lado argentino das Cataratas está suspenso nesta sexta-feira (2)

    […] também:Argentina decreta feriado nacional após ataque contra Cristina KirchnerVídeo: brasileiro é preso após apontar arma contra Cristina Kirchner na […]

Comentários estão fechados.