Argentina tem feriado nacional neste sábado, 25 de maio

Data cívica comemora os 214 anos da Revolução de Maio de 1810, que deu início ao processo de libertação do país.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Argentina está celebrando, neste sábado (25), uma das principais datas de seu calendário cívico: o feriado nacional pela Revolução de Maio de 1810, movimento que deu início ao processo de independência do país.

Leia também:
Veja a lista de feriados no Paraguai e na Argentina em 2024

Na ocasião, líderes de Buenos Aires, capital do Vice-Reino do Rio da Prata (subdivisão colonial que incluía a maior parte dos atuais territórios de Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia), derrubaram o vice-rei espanhol e estabeleceram um governo local.

A Revolução de Maio em Buenos Aires desencadeou movimentos similares nos demais domínios da Espanha na América, ocasionando, nos anos seguintes, a desintegração do império colonial espanhol no continente.

A independência oficial da Argentina, contudo, foi formalizada somente no dia 9 de julho de 1816, no Congresso de Tucumán, após declaração emitida pelas lideranças das então Províncias Unidas do Rio da Prata.

Em 2024, o fato de o feriado cair no sábado faz com que a cidade de Puerto Iguazú não registre movimento turístico acima do habitual ou grandes alterações na rotina.

Entretanto, uma série de eventos foi programada para homenagear a pátria, como atos cívicos nos arredores da praça San Martín, um torneio de vôlei feminino no ginásio municipal e um concurso de cevadores de mate no Yerba Mate Club.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.