Argentina implanta sistema de pontuação para motoristas infratores

Ao perder os 20 pontos iniciais, condutor será punido com a suspensão da carteira e terá de passar por curso de capacitação.

Apoie! Siga-nos no Google News

Ao perder os 20 pontos iniciais, condutor será punido com a suspensão da carteira e terá de passar por curso de capacitação.

Entrou em vigor em toda a Argentina, nesta quarta-feira (3), o sistema de scoring (pontuação) que será usado para classificar os motoristas do país. Cada condutor terá um total de 20 pontos, que serão descontados conforme as infrações cometidas. Se a pontuação cair a 0, a carteira será suspensa, e o portador terá de passar por um curso.

O objetivo da medida, segundo o governo argentino, é ampliar a segurança viária no país, trabalhando de forma educativa. Quem não cometer nenhuma infração no período de dois anos terá a pontuação inicial restaurada. Já quem zerar sucessivamente a contagem poderá até mesmo perder o direito de dirigir.

A falta do cinto de segurança, por exemplo, resultará em perda de quatro pontos para o motorista; dirigir com a carteira vencida, não usar capacete na moto, exceder a velocidade máxima em até 30% ou furar o sinal vermelho representam cinco pontos a menos; conduzir embriagado ou ultrapassar o limite de velocidade em mais de 30%, menos dez pontos.

Entre as infrações mais graves, punidas com a perda de 20 pontos e a suspensão imediata da licença de conduzir, estão situações como dirigir com a habilitação suspensa ou participar de “rachas” em via pública.

Na primeira suspensão, o motorista ficará 60 dias impedido de dirigir; na segunda, o prazo subirá para 120 dias; na terceira, para 180; da quarta em diante, o período será multiplicado por dois. Os cursos de capacitação serão oferecidos de forma gratuita, na plataforma virtual da Agência Nacional de Segurança Viária (ANSV).

Para que o sistema funcione, será necessária a unificação dos bancos de dados do governo federal, províncias e municípios, para que as infrações cometidas em diferentes partes do país sejam devidamente contabilizadas. Tal processo está em andamento e deve ser aprimorado ao longo dos próximos meses.

Motoristas estrangeiros não estarão submetidos ao scoring, mas poderão ter o veículo retido caso não paguem as multas antes de deixar o país.

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. […] Argentina implanta sistema de pontuação para motoristas infratores […]

Comentários estão fechados.