Radares escondidos? Equipamentos serão sinalizados em vias públicas de Puerto Iguazú

Avenida Victoria Aguirre, em Puerto Iguazú. Imagem: Google Street View.

Projeto de lei, aprovado pelos vereadores, determina a instalação de placas em locais visíveis.

Vereadores de Puerto Iguazú aprovaram, na noite de quinta-feira (21), projeto de lei proposto pelo parlamentar Javier Bareiro, determinando à prefeitura local que sinalize de forma visível a localização de radares e “pardais” nas vias públicas da cidade. O objetivo, segundo o autor, é contribuir para a educação no trânsito.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Em entrevista à Radio Yguazú 99.9, Bareiro disse crer que a sinalização “é uma ferramenta muito importante para a segurança viária e a prevenção de acidentes em nossa cidade”. Outro ponto é a adequação à Lei Nacional de Trânsito, que já prevê que os pontos de fiscalização estejam claramente indicados.

A matéria aprovada dispõe que “qualquer dispositivo, radar, câmera com sistema de multa ou qualquer elemento semiautomático ou manual de controle em semáforos ou medidores de velocidade” deva estar sinalizado a cem metros do local de controle, com o texto “Fiscalização Eletrônica”; e no ponto de controle, com a mesma legenda.

Outra determinação da lei é que “as placas de sinalização deverão ter tamanho mínimo de 100×50 centímetros, com letras brancas refletivas”.

Uma das reclamações constantes de turistas que visitam Puerto Iguazú e a província de Misiones é quanto à falta de sinalização em áreas urbanas ou rodovias. Brasileiros que cruzam a Ponte Tancredo Neves reclamam, também, do que é chamado de “excesso de rigor” das autoridades locais nas abordagens a veículos com placas estrangeiras.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.