Argentina reabre passarela da Garganta do Diabo nas Cataratas

Trilha foi fechada na terça-feira (11), devido à cheia do Rio Iguaçu; no lado brasileiro, não houve interdição do circuito.

Apoie! Siga-nos no Google News

A direção do Parque Nacional Iguazú, que abriga o lado argentino das Cataratas do Iguaçu, confirmou, na manhã deste sábado (15), a reabertura da passarela de acesso à Garganta do Diabo, atrativo mais procurado da unidade de conservação. A trilha estava fechada desde o final da manhã de terça-feira (11), devido à cheia do Rio Iguaçu.

Leia também:
Vazão das Cataratas do Iguaçu começa a diminuir após a cheia
Galeria de imagens da cheia nas Cataratas do Iguaçu

O fechamento foi preventivo, como forma de garantir a segurança dos visitantes e a integridade da estrutura, que foi reconstruída após a enchente de outubro de 2022 e reinaugurada no último mês de março.

Anúncio da reabertura da passarela, publicado pela direção do Parque Nacional Iguazú
Anúncio da reabertura da passarela, publicado pela direção do Parque Nacional Iguazú

No pico da atual cheia, registrado às 12h de quinta-feira (13), a vazão nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) nas imediações do Hotel das Cataratas, foi de 9.090 metros cúbicos por segundo (m³/s), seis vezes acima do referencial padrão de 1.500m³/s.

Na sexta (14), às 8h, o fluxo do rio fronteiriço recuou para 6.330m³/s. No início da manhã deste sábado (15), era de 5.400m³/s, com tendência de redução. Às 11h, último dado disponível, estava em 4.790m³/s. As demais trilhas panorâmicas do lado argentino (Circuito Superior e Circuito Inferior) não foram fechadas em nenhum momento da cheia.

Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel

O Parque Nacional Iguazú também comunicou que, entre hoje (15) e o dia 23, abrirá mais cedo, a partir das 7h30, para dinamizar a circulação de visitantes no interior da unidade de conservação. Os ingressos podem ser adquiridos na internet (clique aqui para ser redirecionado à página) ou no Centro de Visitantes da Área Cataratas, em Puerto Iguazú.

Tabela de horários para as férias de julho no Parque Nacional Iguazú
Tabela de horários para as férias de julho no Parque Nacional Iguazú

No lado brasileiro, que também está atendendo com horário ampliado (abertura às 8h) durante as férias de julho, todos os mirantes, trilhas e passeios estão abertos ao público. A venda de ingressos é feita no site www.cataratasdoiguacu.com.br. Moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros têm direito aos descontos do Passe Comunidade.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.