Avião com pré-candidato à presidência sofre pane no Paraguai

Efraín Alegre, presidente do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA). Imagem: Divulgação / Facebook.

Aeronave que transportava Efraín Alegre teve problemas no motor logo após decolar na região de Ciudad del Este.

A noite de quinta-feira (28) foi de susto para um dos principais nomes da oposição política no Paraguai. Efraín Alegre, presidente do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) e pré-candidato ao Palácio de López em 2023, estava em uma aeronave que teve problemas no motor esquerdo logo após decolar na região de Ciudad del Este.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

De acordo com o jornal Última Hora, o bimotor King Air 90 era pilotado pelo ex-senador Alfredo Jaeggli, proprietário do avião. Jaeggli e Alegre estavam em companhia do vice-presidente do PLRA, Líder Amarilla, e do dirigente Pedro Riveros. O destino era a Região Sul do Paraguai, após jornada de compromissos políticos no Alto Paraná.

O incidente ocorreu pouco antes das 20h (hora paraguaia), no momento em que a aeronave ganhava altura e atravessava uma área de instabilidade. Em entrevista a emissoras de rádio, na manhã desta sexta (29), Jaeggli relatou que um dos motores desligou e o King Air ficou desgovernado por cerca de 20 segundos.

“Estávamos com muito pouca altura, muito pouca velocidade, tínhamos uma inclinação perigosa”, disse o ex-senador à rádio ABC Cardinal. Em contato com a Monumental AM, por sua vez, Jaeggli reconheceu que, apesar de ter mais de dez mil horas de voo, ainda tem pouca familiaridade com o avião utilizado na quinta.

“Com esse eu não sou muito experiente ainda”, admitiu. “Realmente, fui imprudente [em relação à previsão de rajadas de vento e chuva no caminho]. Tivemos o tempo suficiente.” Após o episódio, o voo seguiu normalmente até o destino.

Histórico

Efraín Alegre, o passageiro do incidente de ontem, disputou a presidência do Paraguai duas vezes, sendo superado por Horacio Cartes (2013) e Mario Abdo Benítez (2018), ambos do Partido Colorado. O dirigente aparece como o mais cotado para representar o PLRA, principal legenda da oposição, no pleito marcado para abril de 2023.

Em fevereiro de 2013, o então candidato à presidência paraguaia pela União Nacional dos Cidadãos Éticos (Unace), Lino Oviedo, faleceu em um acidente aéreo. Oviedo estava em um helicóptero que caiu no trajeto entre Concepción e Assunção. Conforme as investigações, a queda foi provocada pelo mau tempo.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.