Rádio Clube
H2FOZ
Início » Argentina » Bairro de Puerto Iguazú terá ruas com nomes de astros do rock

Argentina

Bairro de Puerto Iguazú terá ruas com nomes de astros do rock

Vereadores da cidade fronteiriça aprovaram, por unanimidade, o projeto que nomina as vias do bairro San Juan.

2 min de leitura
Bairro de Puerto Iguazú terá ruas com nomes de astros do rock
Luis Alberto Spinetta, um dos homenageados, durante show no estádio do Vélez Sarsfield em 2009. Imagem: Reprodução/Vídeo no canal do artista no Youtube

Vereadores da cidade fronteiriça aprovaram, por unanimidade, o projeto que nomina as vias do bairro San Juan.

Os bairros de Puerto Iguazú têm ruas com nomes de pássaros, escritores, províncias argentinas e outras temáticas. A partir de agora, o mapa local vai ganhar uma novidade, com as vias do bairro San Juan homenageando artistas que fizeram história no rock do país. A matéria foi aprovada, por unanimidade, pelos vereadores da cidade.

Publicidade

O Projeto de Lei n.º 12/22, analisado na noite de quinta-feira (11) pelo Honorável Conselho Deliberativo (HCD) de Puerto Iguazú (órgão equivalente à Câmara Municipal), prevê que dez ruas e uma avenida, hoje sem denominação oficial, sejam batizadas com os nomes de estrelas como Luis Alberto Spinetta, Gustavo Cerati, Andrés Calamaro e Charly García.

O mapa do bairro San Juan terá os seguintes endereços:
Avenida Luis Alberto Spinetta (cantor e guitarrista)
Rua Miguel Mateos (cantor e compositor)
Rua Andrés Calamaro (vocalista, Los Abuelos de la Nada)
Rua Charly García (cantor e multi-instrumentista)
Rua Andrés Ciro (vocalista, Los Piojos)
Rua Chizzo Napoli (vocalista, La Renga)
Rua Pappo Napolitano (cantor e guitarrista)
Rua Luca Prodan (vocalista, banda Sumo)
Rua Ricardo Iorio (vocalista, Almafuerte)
Rua Gustavo Cerati (vocalista e compositor, Soda Stereo)
Rua Indio Solari (cantor)

Um dos pontos curiosos é que a maioria dos homenageados poderá conhecer a sua própria rua, uma vez que na Argentina, ao contrário do Brasil, a lei não proíbe batizar vias e prédios públicos com o nome de pessoas vivas (Puerto Iguazú, por exemplo, tem uma avenida chamada Papa Francisco).

Foz do Iguaçu

Do lado de cá da fronteira, também há um bairro com homenagens a personalidades das artes, com destaque para a música. No Jardim Central, algumas das principais ruas têm nomes de cantores, compositores e até mesmo pesquisadores da música popular brasileira, como Marcus Pereira, Adoniran Barbosa, Lamartine Babo e Clara Nunes.

O mesmo acontece no Jardim Naipi, onde as deferências são para Ari Barroso, Noel Rosa, Francisco Alves, Catulo da Paixão Cearense, Américo Jacomino (Canhoto) e Vicente Celestino. No Jardim Jupira e na Vila Portes, os homenageados são escritores como José de Alencar, Monteiro Lobato, Machado de Assis, Gonçalves Dias e Aluísio Azevedo.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.