Prepare-se para ler uma legítima ocorrência trinacional: um cidadão argentino deixou sua Toyota Hilux estacionada na Avenida Beira-Rio, em Foz do Iguaçu, e foi às compras no Paraguai. Enquanto aguardava por um ônibus para retornar ao Brasil, avistou sua própria caminhonete, em Ciudad del Este, sendo guiada por um desconhecido.
Leia também:
Polícia do Paraguai promete reação à insegurança na fronteira
De imediato, Víctor Omar Martínez, de 62 anos, morador de Puerto Iguazú, deu o alerta à Polícia Nacional paraguaia, que recuperou o veículo na Avenida San Blas, após breve perseguição. O autor do furto (ou receptador) fugiu a pé e não pôde ser localizado pelos agentes policiais.
A ocorrência foi registrada por volta das 15h40 (hora paraguaia) de terça-feira (27), figurando com destaque no noticiário do jornal La Nación nessa quarta (28). De acordo com a referida fonte, ironicamente, Martínez tinha deixado a caminhonete em Foz do Iguaçu por razões de segurança, temendo ser vítima de roubo em Ciudad del Este.
Novamente de posse de sua caminhonete, o proprietário enviou mensagem de áudio aos policiais paraguaios, agradecendo a rápida resposta. Logo depois, atravessou a Ponte da Amizade (Paraguai–Brasil) e a Ponte Tancredo Neves (Brasil–Argentina) e retornou ao lado argentino da fronteira entre os três países.
Com certeza este não cai passear no Paraguai nunca mais.