Candidato governista perde eleição interna do Partido Colorado no Paraguai

Eleitores da legenda escolheram Santiago Peña, da ala de oposição a Mario Abdo Benítez, para a sucessão do atual presidente.

Apoie! Siga-nos no Google News

Com 99,87% dos votos apurados, os eleitores do Partido Colorado escolheram, na votação interna desse domingo (18), o ex-ministro da Fazenda Santiago Peña como candidato da legenda para o cargo de presidente, cuja eleição será realizada em abril de 2023. Peña, que terá Pedro Alliana como vice, conta com o apoio do ex-presidente Horacio Cartes (2013–2018).

Conforme os dados do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, a chapa Peña/Alliana obteve 51,6% dos votos válidos, contra 43,8% do pré-candidato Arnoldo Wiens, apoiado pelo presidente Mario Abdo Benítez. Os demais postulantes, Hisashi Kawano e Adriel Aquino, tiveram percentuais inferiores a 1%.

O atual presidente do país levou a pior, também, na votação para a escolha da diretoria do Partido Colorado. Horacio Cartes foi eleito para presidir o diretório da agremiação, com 50,5% dos votos, contra 38,1% de Mario Abdo. Os dois líderes políticos vêm protagonizando, nos últimos anos, a maior rivalidade interna da legenda.

Oposição

Já na Concertação, principal bloco de oposição, a escolhida para a corrida presidencial foi a chapa Efraín Alegre/Soledad Núñez, que somou 59,27% dos votos válidos, com 99,82% das urnas apuradas. Efraín Alegre é do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) e fará sua terceira tentativa de chegar ao comando do Executivo.

Outros presidenciáveis oficializados foram Euclides Acevedo (Nova República), o ex-goleiro José Luis Chilavert (Partido da Juventude), Paraguayo Cubas (Cruzada Nacional), Prudencio Burgos (Partido de la Gente), Jorge Gómez (Unace), Luis Talavera Alegre (Unámonos), Ana Jiménez (Katuete), Aurelio Martínez (Únete Paraguay), Alfredo Machuca (Movimento Independente), Juan Romero (Movimento Político Humanista e Solidário), Rosa María Bogarín Alén (Herederos) e Óscar Cañete (Partido Verde).

Alto Paraná

Em Ciudad del Este e região, os eleitores ligados ao Partido Colorado escolheram César “Landy” Torres para encabeçar a legenda na disputa pelo governo do departamento (estado) de Alto Paraná. O principal adversário será Óscar González Drakeford, representante da Concertação Nacional.

Já o movimento independente Yo Creo (Eu Creio), ligado ao prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, postulará Daniel Pereira Mujica como candidato. Além de presidente, vice e governador, as eleições internas de domingo definiram os nomes de cada agremiação para os cargos de senador, deputado nacional e deputado regional.

LEIA TAMBÉM
2 Comentários
  1. […] Candidato governista perde eleição interna do Partido Colorado no Paraguai […]

  2. […] Leia também:Candidato governista é derrotado na interna do Partido Colorado – veja os resultados […]

Comentários estão fechados.