Confira como estão as obras de acesso à Ponte da Integração Brasil–Paraguai

Na quinta-feira (15), representantes do governo paraguaio e das empreiteiras repassaram o andamento dos trabalhos.

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Representantes do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) e das empresas contratadas para as obras de acesso à cabeceira paraguaia da futura Ponte da Integração participaram, na última quinta-feira (15), de uma reunião, em Ciudad del Este, para avaliação dos trabalhos do ano e repasse do cronograma executado.

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De acordo com o jornal ABC Color, o lote mais avançado é o da conexão interurbana entre Presidente Franco, Ciudad del Este, Minga Guazú e Hernandarias, com 40,51% de execução. A empresa responsável é a Construtora Acaray.

Os trabalhos estão divididos em cinco eixos: acesso à zona primária em Presidente Franco, ampliação da Avenida Bernardino Caballero, implantação de um eixo binário para o trânsito de veículos leves e ônibus, acesso ao futuro pátio de fiscalização e conexão com o trecho rural do Anel Viário Metropolitano.

Já o Lote 1 da parte rural, sob responsabilidade do Consórcio CT Vial, tem apenas 2,17% de avanço, enquanto o Lote 2, vencido pelo Consórcio Mediterraneo, está com 1,95% de andamento. Os dois pacotes integram a rodovia projetada para retirar o tráfego das áreas urbanas mais movimentadas e facilitar o acesso de caminhões.

Fotografia aérea datada de agosto. Em primeiro plano, o acesso ao futuro pátio de caminhões. Imagem: Gentileza/MOPC

A nova ponte sobre o Rio Monday, por sua vez, está em etapa de ajustes do desenho executivo do projeto. A previsão é de início dos trabalhos em 2023, para conclusão em setembro de 2024. A ponte entre as duas margens do rio em Presidente Franco terá 500 metros de extensão total e será construída pelo Consórcio Puente Monday.

O balanço publicado pelo ABC Color indica, ainda, que o término de obras civis – como a construção dos edifícios aduaneiros da zona primária e do futuro pátio de cargas (que ficará a cerca de quatro quilômetros da cabeceira) – será provavelmente em junho de 2023.

O pacote completo de infraestrutura no lado paraguaio, que inclui mais de 30 quilômetros de rodovias, está orçado em US$ 212 milhões (R$ 1,1 bilhão), captados pelo governo paraguaio com o Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Aspecto da reunião entre representantes do governo paraguaio e empresas. Imagem: Gentileza/MOPC

Perimetral Leste

No lado brasileiro, a Rodovia Perimetral Leste, que fará a ligação entre a cabeceira da Ponte da Integração, a Ponte Tancredo Neves (fronteira com a Argentina), BR-469 e BR-277, totalizando mais de 15 quilômetros de extensão, está com 17,27% de execução, conforme boletim de novembro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR).

“No mês de novembro de 2022, foi dado continuidade nos serviços de terraplanagem, concentrados nos platôs das Aduanas (Paraguaia e Argentina), na interseção do acesso à Ponte da Rodovia Tancredo Neves e no intervalo de estacas 33 a 130 da Linha Geral”, descreve o boletim, disponível publicamente na internet.

Imagens anexadas pelo DER-PR ao boletim de novembro, disponível na internet

“Foram iniciados os serviços de base, com o lançamento da camada de bloqueio no intervalo das estacas 39 a 52 e 101 a 120. Referente aos serviços de obras de arte especiais e correntes, foi concluída a execução do bueiro celular de concreto que servirá como ciclovia para passagem inferior da rodovia e também a concretagem da primeira viga longarina do Viaduto da BR-277”, informa o DER-PR.

Financiada pela diretoria brasileira de Itaipu, a Ponte da Integração Brasil–Paraguai está concluída e pronta para ser entregue aos governos dos dois países. A data de 12 de dezembro de 2022, inicialmente anunciada para a inauguração, foi adiada devido ao mau tempo. Nos bastidores, o dia 21 é citado como possível nova agenda para a cerimônia.

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