Presidente do Paraguai faz visita-surpresa à Ponte da Integração

Inauguração estava prevista, inicialmente, para o último dia 12; nova data poderá ficar para a próxima semana.

Apoie! Siga-nos no Google News

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, esteve nesta semana na Ponte da Integração, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, para uma visita-surpresa no período noturno. A passagem não foi oficialmente divulgada nos canais da Presidência da República paraguaia, mas consta em vídeos difundidos via WhatsApp e redes sociais.

Leia também:
Ponte da Integração é submetida a teste de carga – veja as imagens

Nas imagens, é possível ver o presidente e a primeira-dama, Silvana Abdo, caminhando em tom descontraído sobre a ponte, ao lado do engenheiro Pánfilo Benítez, representante da diretoria paraguaia de Itaipu. Um dos filhos de Mario Abdo, vestindo camiseta vermelha, também aparece no vídeo.

Em um dos momentos da filmagem, o presidente faz críticas a projetos de antecessores, que não teriam trazido resultados para a população, e chama a família para ver as luzes da Ponte da Amizade, localizada águas acima no Rio Paraná. “Lá se vê a Ponte da Amizade. Lá está. Depois de 57 anos, outra ponte”, descreve.

A data inicialmente prevista para a inauguração da Ponte da Integração era o último dia 12, tendo sido adiada oficialmente devido à previsão de mau tempo. Nos bastidores, representantes de Itaipu Binacional e dos governos do Paraguai e do Brasil trabalham com o possível reagendamento para o dia 21, o que ainda precisa ser confirmado.

Liberação

Apesar de estar pronta para ser entregue, a nova ponte ainda não poderá ser imediatamente usada pela população. Tanto no lado brasileiro como no lado paraguaio, as obras de acesso e as estruturas de fiscalização não foram finalizadas, o que deve ocorrer gradualmente ao longo de 2023.

Quanto à passagem de caminhões, objetivo primordial do projeto, o plano discutido entre as autoridades dos dois países prevê quatro etapas, que serão autorizadas à medida que as estruturas de fiscalização ficarem prontas para uso:
– liberação de caminhões em lastre (sem carga), sentido Paraguai;
– liberação de caminhões em lastre, sentido Brasil e Paraguai;
– liberação de caminhões com carga, sentido Paraguai;
– liberação de caminhões com carga, sentido Brasil e Paraguai.

Conforme o boletim de novembro, emitido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), o cronograma de obras da Rodovia Perimetral Leste está em 17,27%, com trechos primordiais ainda em fase de implantação. No lado paraguaio, em Presidente Franco, o quadro é praticamente o mesmo.

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. […] Leia também:Após adiamento da inauguração, presidente do Paraguai faz visita-surpresa à ponte […]

Comentários estão fechados.