Ciudad del Este abre licitação para a compra de ônibus elétricos

Gestão do prefeito Miguel Prieto quer adquirir 20 veículos para renovar a frota do transporte local.

Apoie! Siga-nos no Google News

Gestão do prefeito Miguel Prieto quer adquirir 20 veículos para renovar a frota do transporte local.

A prefeitura de Ciudad del Este publicou, no portal da Direção Nacional de Contratações Públicas (DNCP) do Paraguai, edital de licitação para a compra de 20 ônibus elétricos para renovar a frota do transporte coletivo local. O orçamento previsto é de G$ 72,3 bilhões (R$ 53,5 milhões), que serão desembolsados entre 2022 e 2027.

De acordo com o documento, serão 18 ônibus com 12 metros de comprimento, autonomia mínima de 240 quilômetros e capacidade para 34 passageiros sentados e 42 de pé. As outras duas unidades devem ter nove metros de extensão, 180 quilômetros de autonomia e pelo menos 28 assentos para os usuários.

O prazo para as empresas interessadas enviarem consultas vai até 4 de outubro, com nove companhias já tendo entrado em contato com o setor de compras do órgão municipal. Os envelopes com as propostas, por sua vez, devem ser entregues no dia 11 de outubro, na sede da prefeitura da capital do Alto Paraná.

Conforme os planos, os ônibus serão operados pelo poder público, que pretende recuperar parte do valor investido com a arrecadação da passagem, que será modernizada com a implantação de um sistema de bilhetagem eletrônica. O terminal próximo ao Lago da República receberá estruturas para a recarga das baterias.

Questionamentos

De acordo com o jornal ABC Color, no entanto, o projeto da prefeitura é alvo de questionamentos dos vereadores de oposição, que “duvidam da sustentabilidade financeira dos ônibus e sustentam que é mais seguro destinar o milionário orçamento para o melhoramento das ruas”.

Outra objeção levantada pelos parlamentares ligados ao Partido Colorado (Miguel Prieto é do movimento independente Yo Creo) é o fato de que a compra dos ônibus irá comprometer não apenas o orçamento da atual gestão – que terminará em 2025 –, mas do prefeito que administrará a cidade nos anos de 2026 e 2027.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.