Comandante militar dos Estados Unidos desembarca no Paraguai

Responsável pelo Comando Sul, general Laura Richardson está no país para celebrar os 80 anos de cooperação bilateral.

Apoie! Siga-nos no Google News

Responsável pelo Comando Sul do Exército dos Estados Unidos, a general Laura Richardson desembarcou no Paraguai, na noite dessa segunda-feira (11), para uma visita de três dias. O objetivo, segundo a embaixada do país em Assunção, é celebrar os 80 anos da cooperação bilateral em matéria de defesa.

Leia também:
Cargueiro especial dos EUA pousa no Paraguai para celebração militar

“O propósito da visita da general Laura Richardson é fortalecer os laços de segurança entre Estados Unidos e Paraguai, reunindo-se com altos dirigentes governamentais e militares para falar do rol da cooperação militar em apoiar uma sociedade e uma região democrática, segura e próspera”, informou a repartição diplomática.

A agenda de Richardson inclui encontro com o presidente Santiago Peña, com o ministro da Defesa e com os comandantes das Forças Armadas, além de palestras sobre a crescente contribuição das mulheres nas missões de paz, defesa e segurança.



“Cabe mencionar que as atividades de cooperação bilateral em defesa entre os Estados Unidos e o Paraguai estão centradas em áreas de interesse mútuo, incluindo exercícios de capacitação, preparação e treinamento para desastres, assistência humanitária, segurança cibernética e direitos humanos”, complementou a embaixada.

O Paraguai é um dos aliados militares mais antigos dos Estados Unidos na América do Sul. No início dos anos 2000, teorias da conspiração citavam a existência de uma base militar estadunidense no Chaco, em Mariscal Estigarribia. O único quartel instalado na cidade é uma base do próprio Exército paraguaio.

LEIA TAMBÉM