Comércio de Ciudad del Este abrirá em Finados. E você poderá ir até de bicicleta

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

A próxima segunda-feira, 2 de novembro, é feriado nacional de Finados, no Brasil. É um “feriadão” que vai beneficiar o setor de turismo, um dos mais prejudicados pela pandemia de covid-19.

Dia de homenagear os mortos em boa parte do mundo, é feriado em vários países. Mas não em todos. No Paraguai, como na Espanha, não é feriado nacional, para sorte do comércio de fronteira, que mal começou uma fase de recuperação, depois de passar sete meses sem compradores do Brasil.

“Estará tudo aberto. É um fim de semana muito importante, com este feriado. Esperamos ter um grande número de visitantes”, diz o vice-presidente da Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, Juan Vicente Ramírez.

Até de bicicleta

Ao contrário dos dias iniciais de reabertura da Ponte Internacional da Amizade, quando ainda havia muitas dúvidas sobre quem e como se poderia ir a Ciudad del Este, a liberação nos dois sentidos avançou muito.

Nesses 12 dias (a ponte reabriu no dia 15 de outubro), foi liberado o retorno dos paraguaios após as 14h (restrição vale só para os brasileiros) e voltou a funcionar a linha internacional de ônibus entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. E mais: a passagem é permitida até para quem está de bicicleta. Quer dizer, vale quase tudo, menos ir a pé.

Isto é, você pode ir no seu carro, em sua moto, de táxi, de mototáxi, de van, de caminhão, de ônibus e de bicicleta. Ninguém tentou, ainda, passar de skate, mas provavelmente não é considerado um “veículo”, por isso não arrisque.

Recomendações básicas

Já publicamos aqui, no dia 23, mas não custa repassar as recomendações da Polícia Rodoviária Federal brasileira para quem pretende ir ao Paraguai.

– O horário permitido aos brasileiros para atravessar ao lado paraguaio é das 5h às 14h (brasileiros com residência fixa no Paraguai e paraguaios podem entrar foram deste horário);

– Pedestre não passa. Vale todo e qualquer tipo de veículos, lembrando que a linha internacional de ônibus está em operação, conforme mudança na norma de fronteira fechada, feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres;

– Só pode ficar no Paraguai no máximo por 24 horas. Depois desse prazo, o visitante terá que cumprir quarentena de 14 dias;

– Os vsitantes também não podem avançar além de 30 km a partir da fronteira. Pra fazer isso, tem que passar pelos trâmites migratórios na aduana do Paraguai;

– O uso de máscara de proteção é obrigatório, bem como o porte de um documento pessoal, como identidade ou passaporte.

Cuidados com a pandemia

Paradinha pra lavar as mãos, na entrada; e uso de máscaras obrigatório, Captura de tela de vídeo do Compras Paraguay

O fotógrafo Marcos Labanca fez nesta terça-feira, 27, uma rápida visita a lojas de Ciudad del Este e constatou os cuidados que estão sendo tomados para evitar a infecção pelo vírus da covid-19.

Em cada galeria, contou, há na entrada um local para lavar as mãos. Um segurança do estabelecimento mede a temperatura de cada cliente e fornece, depois que a pessoa lava as mãos, toalhas de papel e álcool em gel.

Importante destacar que o número de infectados pela covid-19, em Ciudad del Este, não aumentou depois da abertura da Ponte da Amizade. Ao contrário, até diminuiu um pouco. Mas isto é assunto para outra matéria.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.