Cúpula do Mercosul começa nesta segunda (3) em Puerto Iguazú

Evento terá como sede o hotel argentino das Cataratas; presidentes participarão do segundo dia do evento, na terça-feira (4).

Apoie! Siga-nos no Google News

A cidade fronteiriça de Puerto Iguazú receberá, a partir desta segunda-feira (3), a programação da 62.ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados. Organizado pela Argentina, o evento se estenderá até terça-feira (4), no hotel Gran Meliá Iguazú, localizado na área interna do Parque Nacional Iguazú.

VÍDEO: O que sabemos sobre nós mesmos? Assista à nova história da série Vidas do Iguaçu.

Leia também:
Em visita a Foz do Iguaçu, Lula anuncia retomada das obras da Unila

O primeiro dia do encontro será marcado pela reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC), formado por ministros e diretores de órgãos técnicos. Uma das prováveis ausências será a do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que tende a permanecer em Brasília para discutir questões ligadas ao arcabouço fiscal e à reforma tributária.

Já a manhã de terça-feira terá o ponto crucial da cúpula, o encontro entre os presidentes do Mercosul e emissários dos países associados. São aguardadas as presenças de Alberto Fernández (Argentina), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Mario Abdo Benítez (Paraguai), Luis Alberto Lacalle Pou (Uruguai) e Luis Arce (Bolívia).

O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que ainda precisa da aprovação dos parlamentos dos países dos dois blocos, estará no centro das discussões, além do desejo uruguaio de firmar tratados de livre comércio com terceiros países, sem a necessidade da concordância dos demais membros do bloco sul-americano.

A cúpula em Puerto Iguazú será a última com a participação dos presidentes Alberto Fernández (que deixará o cargo em dezembro) e Mario Abdo Benítez (cujo mandato terminará em agosto). Santiago Peña, presidente eleito do Paraguai, estará presente no evento, a convite da delegação paraguaia.

Ao término das reuniões, o Brasil receberá da Argentina a presidência semestral do Mercosul, exercida de forma rotativa. Na sequência, Lula cruzará a fronteira para cumprir agenda em Foz do Iguaçu, onde prestigiará a posse da nova reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e fará anúncios de investimentos.

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. […] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprirá, na tarde de terça-feira (4), agenda na usina de Itaipu, Região Norte de Foz do Iguaçu. Antes disso, pela manhã, Lula estará em Puerto Iguazú, no lado argentino da fronteira, para participar da 62.ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados. […]

Comentários estão fechados.