Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Deputados cobram ações contra assaltos a turistas no Paraguai

Fronteira

Deputados cobram ações contra assaltos a turistas no Paraguai

Parlamentares pediram ao comando policial que intensifique o combate à delinquência em Ciudad del Este e municípios vizinhos.

2 min de leitura
Deputados cobram ações contra assaltos a turistas no Paraguai
Aduana paraguaia da Ponte da Amizade, vista do helicóptero da Polícia Nacional. Foto: Gentileza/Polícia Nacional do Paraguai
Publicidade

Deputados do departamento (estado) de Alto Paraná requisitaram ao comando regional da Polícia Nacional do Paraguai, em audiência pública na Junta Departamental (órgão equivalente à Assembleia Legislativa), que intensifique o combate aos delinquentes que assaltam turistas e comerciantes em Ciudad del Este e municípios vizinhos.

Leia também:
Mais um caso: brasileiro é assaltado em loja “fake” no Paraguai
Após briga entre policiais, Paraguai troca comando da Polícia Turística

Publicidade

A reunião, ocorrida nessa quarta-feira (13), teve a participação do delegado Blas Vera, diretor da Polícia Nacional no Alto Paraná. No entender dos deputados, a falta de respostas em relação a crimes como assaltos, roubos, sequestros-relâmpago e fraudes contra visitantes coloca em risco o turismo de compras no lado paraguaio da fronteira.

Publicidade

“Precisamos corrigir essa situação na área central de Ciudad del Este, onde constantemente há assaltos contra turistas. Esse flagelo está praticamente aniquilando o comércio, precisamos fazer um trabalho interinstitucional”, defendeu o deputado Herminio Corvalán, citado pelo jornal ABC Color.

O deputado Aldo Barrios, por sua vez, reconheceu os problemas na estrutura à disposição dos policiais que atuam em Ciudad del Este e municípios vizinhos, reivindicando, também, que agentes flagrados em atos de corrupção sejam punidos. Já o deputado Fernando Schuster pediu que seja declarada emergência departamental devido à insegurança.

Publicidade
Panorâmica da audiência pública na Junta Departamental. Foto: Gentileza/Junta Departamental de Alto Paraná
Panorâmica da audiência pública na Junta Departamental. Foto: Gentileza/Junta Departamental de Alto Paraná

Blas Vera admitiu as dificuldades enfrentadas pelos agentes e disse que vem trabalhando em medidas como o aumento da presença policial em via pública e o estabelecimento de canais de contato direto entre os chefes de cada posto policial e os moradores do entorno, de forma a construir confiança e melhorar a efetividade do trabalho.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.