Dia do Povo Paraguaio será celebrado com ato nesta quinta em Foz do Iguaçu

Plenário da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. Imagem: CMFI.

Lei municipal aprovada no final de 2021 institui a homenagem aos cidadãos do país vizinho.

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu vai receber, às 11h desta quinta-feira (12), a primeira celebração oficial pelo Dia do Povo Paraguaio. A data faz alusão à independência do país (14 de maio de 1811) e foi criada pela Lei Municipal nº 5.041, publicada em novembro do ano passado.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

A iniciativa do projeto de lei partiu do vereador Adnan El Sayed (PSD), recebendo o aval dos demais parlamentares. A programação do ato, que terá transmissão ao vivo nos canais do Legislativo na internet, inclui apresentações culturais e homenagens a personalidades ligadas ao Paraguai e com trajetória do lado brasileiro da fronteira.

A comunidade paraguaia é uma das mais ativas em Foz do Iguaçu, com influência visível em setores como comércio, serviços e cultura. Durante a ditadura de Alfredo Stroessner (1954–1989), a Terra das Cataratas foi um dos refúgios para cidadãos perseguidos pelos órgãos de repressão no país vizinho.

O embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Ángel Delgadillo, é uma das autoridades convidadas para o evento. Na semana passada, conforme noticiou o H2FOZ, Delgadillo cumpriu agenda em Foz do Iguaçu e recebeu o título de Hóspede Oficial do Município.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.