Eleições no Paraguai: votação vai até as 16h (hora paraguaia)

Clima em Ciudad del Este e região, no geral, é tranquilo; meta da Justiça Eleitoral é obter pelo menos 70% de participação.

Apoie! Siga-nos no Google News

Foram abertos, às 7h (hora paraguaia) deste domingo (30), os locais de votação para as Eleições 2023 no Paraguai, com 4,8 milhões de cidadãos habilitados para a escolha do presidente, vice-presidente, governadores, senadores, deputados nacionais e deputados regionais, para mandatos com cinco anos de duração.

Leia também:
Acompanhe a apuração dos votos, em tempo real
Especial H2FOZ: Guia das Eleições 2023 no Paraguai

Partido Colorado vence a disputa presidencial no Paraguai
Perfil: Santiago Peña, presidente eleito do Paraguai

Na região de Assunção, que concentra mais de um terço do eleitorado paraguaio, houve registro de incidentes em locais como o Colégio Brasil, onde fiscais do governista Partido Colorado (ANR) e do opositor Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) divergiram sobre o posicionamento das cabines de votação.

Na fronteira, foram reportados atrasos para a abertura dos portões nas seções do Colégio Doctor Raúl Peña, em Presidente Franco. No Colégio Nacional Soldado Paraguayo, em Ciudad del Este, eleitores reclamaram da posição exposta das cabines. No total, mais de 520 mil eleitores estão habilitados nos 22 municípios do departamento (estado) de Alto Paraná.

Em mensagem à população, difundida através da imprensa, o presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), Jorge Bogarín, ressaltou a importância do voto. “O sistema eleitoral é seguro e confiável. O voto é a grande oportunidade para continuar fortalecendo a democracia e o estado de direito”, assegurou.

Mario Abdo Benítez, atual presidente do país (a reeleição presidencial não está permitida no Paraguai), fez um chamado na mesma linha. “Hoje é um dia muito importante para a democracia. Espero que seja uma jornada tranquila”, disse o mandatário, à saída de sua seção na Escola Nacional República de Chile, em Assunção.

Presidente Mario Abdo Benítez votou às 7h03, em Assunção. Foto: Gentileza/Agência Pública IP Paraguay
Presidente Mario Abdo Benítez votou às 7h03, em Assunção. Foto: Gentileza/Agência Pública IP Paraguay

No Alto Paraná, o maior local de votação é o Centro Regional de Educação Gaspar Rodríguez de Francia, em Ciudad del Este, com 61 seções e 23.962 eleitores cadastrados. O Consulado do Paraguai em Foz do Iguaçu não abriga nenhuma seção eleitoral (no Brasil, o único local habilitado pelo TSJE fica em São Paulo).

Para votar, é exigida a apresentação de cédula de identidade original (vigente ou vencida). O encerramento das seções está marcado para as 16h (hora paraguaia), com previsão de divulgação dos primeiros resultados no início da noite. O H2FOZ fará a cobertura da apuração dos votos, em tempo real.

Para saber mais sobre as eleições no Paraguai, em guia especial publicado pelo H2FOZ, clique aqui.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.