Eleições no Paraguai: presidenciáveis encerram campanha com comícios

Líderes nas pesquisas, Efraín Alegre (PLRA) e Santiago Peña (ANR) participaram de atos na região de Assunção.

Apoie! Siga-nos no Google News

Os principais candidatos à presidência do Paraguai fizeram, na noite dessa quinta-feira (27), comícios de encerramento de campanha para as eleições gerais de domingo (30). As atenções da imprensa local estiveram concentradas nos atos de Efraín Alegre, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), e Santiago Peña, do Partido Colorado (ANR).

Leia também:
Acompanhe a apuração dos votos, em tempo real
Especial H2FOZ: Guia das Eleições 2023 no Paraguai

Partido Colorado vence a disputa presidencial no Paraguai
Perfil: Santiago Peña, presidente eleito do Paraguai

Peña discursou para correligionários e servidores públicos durante evento na Associação de Funcionários do Instituto de Previdência Social, em Assunção. O candidato prometeu governar para todos e melhorar o sistema de saúde. “A campanha foi duríssima, mas tenho a certeza de que o povo colorado terá a última palavra”, afirmou.

Veículos como o jornal ABC Color, no entanto, destacaram a inédita ausência de autoridades como o presidente Mario Abdo Benítez, que não participou de nenhum ato da campanha colorada, e o presidente do partido, Horacio Cartes, que optou por sair de cena, após novas acusações de corrupção feitas pelo governo dos Estados Unidos.

Candidato Santiago Peña durante o ato de encerramento de campanha. Foto: Gentileza/Partido Colorado
Candidato Santiago Peña durante o ato de encerramento de campanha. Foto: Gentileza/Partido Colorado

Principal nome da oposição, o liberal Efraín Alegre, que lidera uma coalizão de partidos, escolheu a região metropolitana de Assunção para o comício de encerramento, no qual reforçou promessas de campanha e enfocou pontos como a redução da tarifa de energia e a ampliação dos programas de distribuição de medicamentos gratuitos.

Em referência a Horacio Cartes, que apadrinhou a entrada de Santiago Peña na política, Alegre disse que “vamos derrotar o ‘Pablo Escobar Paraguaio’, seu assistente e todos os seus satélites”. O candidato também citou Ciudad del Este, onde o prefeito Miguel Prieto é de oposição, como exemplo de que é possível vencer a estrutura do Partido Colorado.

Candidato Efraín Alegre durante o ato de encerramento de campanha. Foto: Gentileza/Concertación Nacional
Candidato Efraín Alegre durante o ato de encerramento de campanha. Foto: Gentileza/Concertación Nacional

Ciudad del Este

No Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, os três principais candidatos na disputa para o cargo de governador – César “Landy” Torres (ANR), Oscar González Drakeford (PLRA) e Dani Mujica (Yo Creo) – também utilizaram a quinta-feira (27) para atos de encerramento de campanha.

No total, 520.164 cidadãos estão habilitados para votar no departamento (estado) fronteiriço, em 1.319 seções eleitorais. O local com a maior quantidade de eleitores é o Centro Regional de Educação Dr. José Gaspar Rodríguez de Francia, em Ciudad del Este, com 23.962 cadastrados, em 61 mesas de votação.

Para saber mais sobre as eleições no Paraguai, em guia especial publicado pelo H2FOZ, clique aqui.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.