Eleições no Paraguai: região de Ciudad del Este tem mais de 500 mil eleitores

Departamento (estado) de Alto Paraná é a área do interior do país com maior peso na votação marcada para domingo (30).

Apoie! Siga-nos no Google News

Com 520.164 eleitores habilitados, o departamento (estado) de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, é a área do interior do Paraguai com maior peso na disputa voto a voto das eleições gerais marcadas para domingo (30). Em jogo, os cargos de presidente, vice, governadores, senadores, deputados nacionais e deputados regionais.

Leia também:
Especial H2FOZ: Guia das Eleições 2023 no Paraguai

Partido Colorado vence a disputa presidencial no Paraguai
Perfil: Santiago Peña, presidente eleito do Paraguai

César “Landy” Torres é eleito governador do Alto Paraná

Somando os cidadãos residentes no país e no exterior, o Paraguai tem 4.873.706 eleitores habilitados, com 1.760.665 (36,1% do total) concentrados em Assunção e região metropolitana. O Alto Paraná, com 11,1% do eleitorado, é a segunda área mais representativa. Os demais 52,7% estão pulverizados pelos outros 15 departamentos.

No domingo, os eleitores altoparanaenses estarão distribuídos por 69 locais de votação, em 22 municípios, com 1.319 seções. Ciudad del Este tem o maior contingente, com 223.905 cidadãos inscritos no Registro Cívico Permanente (RCP), cadastro que regulamenta o direito ao voto no Paraguai.

Na sequência, aparecem Presidente Franco (56.223), Minga Guazú (52.446) e Hernandarias (50.986), situadas na área metropolitana de Ciudad del Este. Juntos, os quatro municípios da “Grande Ciudad del Este” representam 73,7% do total de votos no Alto Paraná. No interior, o maior colégio eleitoral é Itakyry, com 17.084 inscritos.

A chegada das urnas eletrônicas e dos materiais que serão usados na jornada eleitoral está prevista para quinta-feira (27), à sede do Tribunal Eleitoral no bairro Pablo Rojas, em Ciudad del Este. Além das 1.319 urnas necessárias, será enviado um adicional de cerca de cem máquinas reservas, para substituição em caso de problemas.

No cenário local, dez candidatos disputam o cargo de governador do Alto Paraná (clique aqui para ver a lista completa). As candidaturas com maior investimento são as de César “Landy” Torres (Partido Colorado), Oscar González Drakeford (PLRA) e Dani Mujica (do Yo Creo, movimento político ligado ao prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto).

Para saber mais sobre as eleições no Paraguai, em guia especial publicado pelo H2FOZ, clique aqui.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.