Fim de semana será de eleições no lado argentino da fronteira

Moradores de Puerto Iguazú e demais municípios da província de Misiones irão às urnas no próximo domingo (7).

Apoie! Siga-nos no Google News

O próximo domingo, 7 de maio de 2023, será de eleições no lado argentino da fronteira. Em Puerto Iguazú e demais municípios da província de Misiones, os moradores irão às urnas para a escolha do governador, vice-governador, 20 deputados provinciais titulares, sete deputados provinciais suplentes, prefeitos e vereadores.

Leia também:
Eleições na Argentina: Puerto Iguazú terá 29 candidatos a prefeito

A disputa para governador tem oito candidatos: Hugo Passalacqua (Frente Renovadora da Concórdia), apoiado pelo atual governador, Oscar Herrera Ahuad; Martín Arjol (Juntos pela Mudança), Isaac Lenguaza (Frente de Todos), Julia Perié (Frente Ampla), Ninfa Alvarenga (Integração e Militância), Virgina Villanueva (Operário), Jorge Pelinski (Democrata) e Débora Magone (Vida e Valores).

Já a corrida pela prefeitura de Puerto Iguazú tem um total de 29 candidatos, em razão do sistema eleitoral que possibilita o lançamento de mais de uma chapa por partido ou grupo político. Claudio Filippa, o atual prefeito, é candidato à reeleição. Apenas duas mulheres concorrem ao cargo: Ursula Alicia Waidelich e Viviana Eugenia Salvani Bevans.

Para incentivar a participação dos 990 mil eleitores cadastrados na província (43,9 mil em Puerto Iguazú), o governo de Misiones determinou gratuidade nas passagens de ônibus, para pagamento com cartão nas linhas urbanas, suburbanas e interurbanas que usam o sistema unificado de bilhetagem eletrônica.

As eleições nacionais na Argentina, por sua vez, estão marcadas para o segundo semestre de 2023, com até três etapas: as prévias partidárias obrigatórias, em 13 de agosto, para a definição dos candidatos; o primeiro turno da votação, em 22 de outubro; e, se necessário, o segundo turno da eleição presidencial, no mês de novembro.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.