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Fronteira

Melhor experiência em compras

Foz e Ciudad del Este unem forças em ações de defesa do consumidor

Enfoque são iniciativas preventivas e de orientação em compras e contratação de serviços nas Três Fronteiras.

3 min de leitura
Foz e Ciudad del Este unem forças em ações de defesa do consumidor
Ponte da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai - foto: Marcos Labanca/H2FOZ

Foz do Iguaçu e Ciudad del Este estão alinhando iniciativas conjuntas em defesa do consumidor, com foco em prevenção e orientação nas relações de consumo na região trinacional. A parceria reúne instituições públicas e privadas, visando fortalecer a proteção aos consumidores em compras e contratações de serviços nas Três Fronteiras.

O Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu (Codetri) recebeu, no último dia 27, representantes da Diretoria de Defesa do Consumidor de Ciudad del Este, Ireneo Gavilán e Marcos Min Kim, que apresentaram um plano de ação binacional.

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Participaram da reunião o presidente do Codetri, Roni Temp; o coordenador da Câmara Técnica Trinacional de Defesa e Proteção do Consumidor, Luiz Antonio de Souza; o diretor do Procon de Foz do Iguaçu, Sidney Calixto; e a coordenadora da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB/Foz, Mayana Tarbine.

Orientação e prevenção

Entre as propostas apresentadas pelo grupo paraguaio, estão a criação de postos avançados em Foz do Iguaçu para orientação sobre compras internacionais e a instituição de um fórum permanente reunindo entidades dos três países para tratar do tema.

“Nos colocamos à disposição, porque as propostas envolvem o desenvolvimento econômico desta fronteira e estão em sintonia com o que nossa câmara técnica vem projetando e trabalhando”, afirmou Roni Temp, destacando que as sugestões estão sendo avaliadas e compartilhadas com outros órgãos.

O coordenador da CT de Defesa do Consumidor do Codetri, Luiz Antonio de Souza, ressaltou o caráter cooperativo da iniciativa: “É uma união entre poder público e sociedade civil para garantirmos segurança, comodidade e a melhor experiência nas compras e nos serviços prestados nas Três Fronteiras.”

Direitos do consumidor nas Três Fronteiras

A proposta apresentada por Ciudad del Este contempla ações de prevenção e orientação, com o objetivo de promover os direitos do consumidor e fomentar uma cultura de consumo consciente e seguro entre visitantes, comerciantes e prestadores de serviços.

As medidas também buscam prevenir abusos e fraudes, ampliar o acesso à informação e coordenar um trabalho integrado entre instituições do Brasil, Paraguai e Argentina, fortalecendo a confiança nas relações de consumo na fronteira.

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    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

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