Foz terá laboratório para perícias em veículos apreendidos

Denise Paro – H2FOZ

Em breve, Foz do Iguaçu terá um Laboratório de Perícias em Veículos, da Polícia Federal. Conforme o projeto, a obra será feita na Avenida José Maria de Brito, esquina com a Avenida Pedro Basso. O aviso da licitação foi publicado no Diário Oficial da União, e a empresa contratada, BC Construtora, venceu a concorrência apresentando a proposta de R$ 1,6 milhão. O resultado foi divulgado no dia 26.

Serão construídos três blocos onde funcionarão a estação de trabalho para perícias em caminhões, vestiários e ala administrativa, quatro estações de trabalho para perícias em automóveis, e no terceiro bloco haverá área de lavagem e preparação dos veículos para perícia. O prazo para a conclusão da obra é de 15 meses. Além da edificação do laboratório, o edital prevê a readequação do pátio de veículos da Polícia Federal. 

A construção do laboratório é justificada porque é comum na fronteira o uso de veículos para a prática de crimes, incluindo contrabando, descaminho e tráfico de drogas, armas e munições. Em razão disso, é rotineira a apreensão de automotores em Foz do Iguaçu e região. Após a apreensão, os bens precisam ser periciados. 

O trabalho do perito identifica se houve clonagem do veículo; alterações feitas para ocultação de droga; produto ou mercadoria contrabandeada ou com entrada proibida no país; verificação de eventuais alterações na estrutura do carro para driblar a fiscalização, além de identificação de rádio receptores. 

Foto: Marcos Labanca

Da Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu saíram pelo menos 45% de laudos de veículos do estado nos últimos cinco anos, ou seja, cerca de 2.800. Nessa estatística há laudos feitos a partir de apreensões da Receita Federal do Brasil e das delegacias de Cascavel e Guaíra. Entre todas as unidades periciais da Polícia Federal no estado, a de Foz é a que mais emite laudos.
 
 

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.