A Câmara Técnica (CT) Trinacional de Defesa e Proteção do Consumidor do Codetri realizou, no último dia 13, a primeira reunião de 2026, reunindo representantes institucionais e lideranças da região. O encontro ocorreu na sede da ACIFI, com organização do presidente do Codetri, Roni Temp, e do coordenador da CT, Luiz Antonio de Souza.
O Codetri é Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu, formado pelos colegiados de Ciudad del Este, Foz do Iguaçu, Presidente Franco e Puerto Iguazú. Para garantir a capilaridade das ações, atua por meio de câmaras técnicas em diferentes áreas temáticas.
Participaram da reunião de planejamento a vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, Renata Sakamoto; o diretor do Procon de Foz do Iguaçu, Sidney Calixto; e a representante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Dagmar Pedrozo, entre outros convidados.
“Trouxemos à mesa a definição conjunta da agenda, para que ela reflita os reais interesses e demandas das instituições que integram a Câmara Técnica”, destacou o coordenador. “Essa é a nossa função: articular, dialogar, fortalecer e cooperar com os atores diretos na proteção e promoção dos direitos dos consumidores”, pontuou Luiz Antonio de Souza.
Proteção ao consumidor
Entre os principais temas discutidos está a implementação, na região trinacional, das diretrizes internacionais de proteção ao consumidor estabelecidas pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), vinculada à ONU. A proposta busca alinhar as ações locais a padrões globais, fortalecendo a cooperação entre Argentina, Brasil e Paraguai.
Também foram deliberados o início da preparação do Seminário Internacional de Proteção do Consumidor e da Cartilha de Proteção do Consumidor, de caráter trinacional, além da elaboração do roteiro de atividades da Semana Internacional do Consumidor, realizada em março.
A reunião incluiu ainda o balanço das atividades desenvolvidas em 2025 na área de defesa do consumidor, apresentado pelo diretor do Procon, que detalhou as principais atuações do órgão no período. Foram definidos encaminhamentos para 2026, com foco na ampliação da orientação ao consumidor e no fortalecimento da integração institucional na região de fronteira.
(Com informações da assessoria)


