O consultor Gustavo Taniguchi será o convidado especial para uma palestra e diálogo sobre desenvolvimento trinacional no dia 8 de dezembro, às 17h30, em Foz do Iguaçu. O encontro busca avançar em experiências, conceitos e métodos que impulsionem o crescimento integrado das cidades que compõem as três fronteiras entre Argentina, Brasil e Paraguai.
Promovido pela ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) e pelo Codetri (Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu), o evento tem inscrições gratuitas e é voltado a agentes transformadores do território: lideranças, empresários, gestores e agentes públicos, além de técnicos e pesquisadores.
Taniguchi é diretor da URBTEC, empresa de consultoria em desenvolvimento urbano sustentável que atua há 27 anos no Brasil e no exterior. O portfólio inclui planos, projetos e estudos reconhecidos por soluções inovadoras nas áreas de planejamento urbano, urbanismo e mobilidade.
A proposta da palestra é incentivar a reflexão e a união de esforços em torno de novas formas de planejar o território trinacional, articulando políticas urbanas, ambientais e produtivas para potencializar sinergias entre as cidades da região. A base do diálogo são experiências da URBTEC em iniciativas como a Rede Urbana da Bahia, os planos de desenvolvimento das regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e das paranaenses Curitiba, Londrina, Cascavel e Maringá, além do Plano da Metrópole Norte do Paraná — todos marcados pela aplicação do planejamento integrado como ferramenta para transformar desafios em oportunidades de cooperação e prosperidade.
Três Fronteiras
“Nosso propósito é unir as lideranças dos três países para pensar e efetivar um plano de desenvolvimento único para a região trinacional, com metas de curto, médio e longo prazos”, afirma o presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo. Para ele, “um território integrado e interdependente como o nosso não permite mais planejamentos isolados”.
Vendruscolo ressalta ainda que documentos oficiais do Mercosul defendem a integração também no planejamento territorial. “O Acordo sobre Localidades Fronteiriças Vinculadas estabelece a criação de planos conjuntos para o desenvolvimento urbano, respeitando a realidade de cada localidade e ampliando as oportunidades em comum”, destaca.
O presidente do Codetri, Roni Temp, reforça que a governança colaborativa na região já é uma realidade e um case de sucesso. O próximo passo, afirma, é avançar na construção de um marco legal que una poder público e sociedade civil em torno do desenvolvimento integrado.
“O que afeta uma cidade impacta todas as demais. Queremos estruturar instrumentos de planejamento para orientar para onde e como as Três Fronteiras devem crescer”, pontua. Para Temp, “essa direção única otimiza recursos, cria infraestrutura comum e fortalece o que cada cidade tem de melhor”.
Gustavo Taniguchi
Sócio-diretor da URBTEC, lidera projetos de planejamento urbano, mobilidade e transportes em mais de 40 municípios brasileiros e internacionais. Entre suas áreas de atuação estão planos regionais e metropolitanos, planos diretores, planos de mobilidade e estudos de sistemas inteligentes de transporte.
Engenheiro civil pela UFPR e doutorando em Gestão Urbana, possui especializações em mobilidade, tráfego, saneamento, gestão pública e ambiental. É professor em cursos de pós-graduação, palestrante e autor de publicações sobre cidades inteligentes, sustentabilidade urbana e políticas públicas de mobilidade.
Diálogo Trinacional: Plano de Desenvolvimento Urbano e Econômico Integrado
Data: 8 de dezembro (segunda-feira), às 17h30
Local: ACIFI — Rua Padre Montoya, 490, Centro
Confirmação de presença: https://forms.gle/CuQJFbJ1qc4xALFg8
(Com informações da assessoria)


