Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Hospital Distrital de Hernandarias inaugura nova ala para atendimento

Fronteira

Hospital Distrital de Hernandarias inaugura nova ala para atendimento

Estrutura aberta na manhã desta segunda-feira (13) deve ajudar a descongestionar a procura por serviços médicos em Ciudad del Este.

2 min de leitura
Hospital Distrital de Hernandarias inaugura nova ala para atendimento
Pavilhão de Internados no Hospital Distrital de Hernandarias. Imagem: Gentileza/Gobernación Alto Paraná
Publicidade

Estrutura aberta na manhã desta segunda-feira (13) deve ajudar a descongestionar a procura por serviços médicos em Ciudad del Este.

Cidade que partilha com Foz do Iguaçu a sede da hidrelétrica de Itaipu, a paraguaia Hernandarias inaugurou, nesta segunda-feira (13), as novas instalações de seu Hospital Distrital. A estrutura, ampliada em 8,2 mil metros quadrados, tem capacidade para até 72 novos leitos, seis salas de enfermaria, consultórios e espaço administrativo.

Publicidade

O investimento é de G$ 8,1 bilhões (R$ 6 milhões), oriundos dos cofres do Governo Regional do Alto Paraná. O objetivo é melhorar o atendimento aos pacientes da porção norte do departamento (estado), além de descongestionar a procura por serviços médicos no Hospital Regional de Ciudad del Este.

A ampliação está dividida em dois pavilhões, sendo um destinado aos leitos e consultórios, e outro aos setores administrativos. Foram feitas, também, melhorias em áreas externas como o estacionamento, jardim, calçada, muro, entrada para pacientes e uma galeria para conectar o novo prédio às alas já existentes.

Com cerca de 80 mil habitantes, Hernandarias é conhecida, no Paraguai, pelo título de “Capital da Energia”, por abrigar, em seu território, as usinas de Itaipu e Acaray. O nome da cidade é uma alusão a Hernando Arias de Saavedra (1561–1634), primeiro criollo (espanhol nascido na América) a ocupar um cargo de governador no período colonial.

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.