Independência do Paraguai é homenageada com projeção na Avenida Paulista

Panorama da projeção no prédio da FIESP. Imagem: Reprodução / Twitter.
Siga a gente no

Além da bandeira, símbolos como a harpa e o tererê foram exibidos na fachada do prédio da FIESP.

Celebrado no fim de semana, o aniversário de 211 anos da independência do Paraguai foi recordado também na Avenida Paulista, com uma projeção mapeada na fachada do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Além da bandeira, símbolos como a harpa paraguaia e o tererê fizeram parte da homenagem.

A atividade foi organizada pelo Consulado Geral do Paraguai em São Paulo, em parceria com a FIESP. No Twitter, o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai publicou um vídeo (veja abaixo) com imagens aéreas da projeção, que chamou a atenção de quem passava pela tradicional via paulistana na noite de sábado (14).

“As cores da nossa bandeira tricolor e imagens que nos identificam culturalmente ganharam vida no centro da populosa São Paulo, Brasil, para festejar o 211º aniversário do nosso nascimento como nação livre, independente e soberana”, escreveu a Chancelaria paraguaia, em sua postagem na rede social.

Nos dias 14 e 15 de maio de 1811, um movimento encabeçado por líderes como Fulgencio Yegros e Pedro Juan Caballero depôs o governador espanhol Bernardo Velasco e proclamou a independência do país.

O reconhecimento, contudo, veio apenas na década de 1840, com Bolívia (1843) e Brasil (1844) tendo sido os primeiros. A Argentina, que vivia período de conflitos internos e tinha interesse sobre parte do território paraguaio, demorou até 1852 para assinar o acordo de vizinhança. Já a Espanha só admitiu oficialmente a perda da antiga colônia em 1880.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

-->