Itaipu Binacional abre edital para bolsas de estudo no Paraguai

Processo é voltado a estudantes paraguaios de escassos recursos, com total de 2,5 mil vagas em 47 instituições do país.

Apoie! Siga-nos no Google News

A diretoria paraguaia da Itaipu Binacional lançou, nessa terça-feira (31), o edital 2023 para o programa de bolsas de estudo, promovido anualmente pela entidade. No total, 2,5 mil oportunidades estão disponíveis, sendo duas mil para cursos universitários e 500 para cursos técnicos ou de nível médio.

Leia também:
Para atuar no Brasil, estudantes de Medicina no Paraguai tentam Revalida ou transferência

O regulamento para participar da seleção pode ser lido, em espanhol, no endereço https://apps.itaipu.gov.py/SGBC/. O investimento total previsto é de US$ 6,9 milhões (R$ 35,2 milhões), tendo como público-alvo estudantes paraguaios de escassos recursos financeiros. O processo inclui prova escrita e análise das condições socioeconômicas.

No caso das bolsas universitárias, a seleção será voltada a “egressos de colégios públicos, privados subvencionados e privados, das turmas de 2021 e 2022, com média igual ou superior a 4”. As vagas para os cursos técnicos, por sua vez, têm como critério “egressos das turmas de 2019, 2020, 2021 e 2022, com média a partir de 3”.

Os aprovados no processo seletivo poderão optar entre 80 cursos universitários, em 35 instituições públicas e privadas, e 25 cursos técnicos, em 12 instituições.

O prazo para inscrição vai até o próximo dia 15, no endereço publicado acima. Já as provas estão marcadas para 11 de março, com dez opções de local para aplicação. A partir de 20 de março, terá início o processo de avaliação socioeconômica dos mais bem colocados. A lista final será publicada no dia 19 de abril.

Desde a origem do programa de bolsas, no ano de 2006, a diretoria paraguaia de Itaipu já beneficiou 22.338 estudantes, dos quais 7.385 permanecem ativos. O curso mais escolhido pelos beneficiados é Medicina.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.