Itaipu: revisão do Anexo C será tema de reunião entre Lula e Peña

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, objetivo é concretizar o encontro presidencial ainda em 2023.

Apoie! Siga-nos no Google News

Os presidentes do Brasil e do Paraguai, Luiz Inácio Lula da Silva e Santiago Peña, conversarão pessoalmente sobre a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que define as bases financeiras para o funcionamento da hidrelétrica binacional.

Leia também:
Na COP 28, Itaipu defende fontes renováveis de energia

Foi o que revelou, nessa segunda-feira (11), o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, apontando que o objetivo é que a reunião ocorra ainda antes do término de 2023.

“O que foi definido com o presidente Lula é que os dois mandatários vão determinar, antes do fim do ano, em uma reunião, quais serão os passos a seguir nas negociações do Anexo C, bem como da tarifa da hidrelétrica para 2024, em uma reunião de presidente a presidente”, afirmou Lezcano, citado pelo jornal La Nación.

A data do encontro não foi revelada pelo chanceler paraguaio. O La Nación complementa, contudo, que está prevista, para a próxima sexta-feira (15), uma reunião do Conselho de Administração de Itaipu, composto por conselheiros brasileiros e paraguaios, na qual os assuntos que estarão na pauta dos presidentes poderão ser previamente estudados.

Inicialmente, Lula e Peña se reuniriam em outubro, na cidade de Brasília, para a largada oficial das negociações bilaterais. O compromisso foi adiado, à época, por questões de saúde do mandatário brasileiro.

LEIA TAMBÉM