Maior evento literário do Paraguai retorna após dois anos

Acesso à feira é gratuito. Imagem: Câmara Paraguaia do Livro
Siga a gente no

Feira Internacional do Livro começa nesta sexta-feira (27), em Assunção, com programação até 5 de junho.

Com 80 estandes e mais de 45 expositores, a Feira Internacional do Livro (FIL), maior evento literário do Paraguai, tem início nesta sexta-feira (27) em Assunção. O acesso ao Centro de Convenções Mariscal é gratuito. A programação segue até o dia 5 de junho, após dois anos de interrupção pela pandemia do novo coronavírus.

A volta da FIL é a oportunidade para conhecer o trabalho de autores paraguaios, conferir as novidades do mercado editorial e comprar livros com preços promocionais. O funcionamento será de segunda a quinta-feira, das 9h às 21h; sextas e sábados, das 9h às 22h; e domingos, das 11h às 21h.

O país convidado para a edição 2022 é a Argentina, que estará presente com editoras e expositores como a Câmara Argentina do Livro, além de atividades culturais como a Noite Argentina, marcada para a próxima sexta-feira (3).

A Academia da Língua Guarani confirmou participação no evento, ao lado do Centro Cultural Paraguaio-Americano, Centro Cultural El Cabildo, Centro Cultural Juan de Salazar e Instituto de Cultura del Chaco. A grade diária de palestras e lançamentos poderá ser acompanhada nas páginas da FIL nas redes sociais Facebook e Instagram.

Cartaz promocional do evento

O maior nome da literatura paraguaia é Augusto Roa Bastos (1917–2005), ganhador do Prêmio Cervantes e autor de clássicos como Yo El Supremo (Eu, o Supremo) e El trueno entre las hojas (O trovão entre as folhas). Outro destaque é a poetisa Josefina Plá (1903–1999), cuja obra vem sendo redescoberta pelas novas gerações.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

-->