A Prefeitura Naval da Argentina (PNA) divulgou, nessa segunda-feira (28), o balanço de uma operação conjunta realizada com a Marinha do Paraguai (Armada Paraguaya).
O procedimento, ocorrido no fim de semana, no Rio Paraná, em Puerto Iguazú, resultou na apreensão de uma lancha carregada com mercadorias trazidas do país vizinho.
De acordo com o boletim enviado à imprensa, os militares da corporação argentina montaram um posto de vigilância no local conhecido como Paraje Ferreyra.

Em seguida, avistaram uma lancha procedente da margem paraguaia do Rio Paraná. Uma embarcação da Marinha do Paraguai fez a primeira abordagem, impedindo que o condutor retornasse ao local de partida.
Leia também:
Vídeo: carro cai de balsa na fronteira entre Brasil e Argentina
Na etapa seguinte, equipes da PNA escoltaram a lancha clandestina até a margem argentina do Paranazão, onde o indivíduo recebeu voz de prisão.
A contagem dos itens apreendidos revelou 4.226 garrafas térmicas e 535 copos térmicos, ademais de 290 jarras térmicas.

Entrariam na Argentina, além disso, 340 fones de ouvido, 141 celulares, 220 cigarros eletrônicos, 52 caixas de som portáteis, 20 caixas de som estéreo, 13 consoles de jogos eletrônicos e 125 caixas de cigarros.
A extensa lista contabiliza, inclusive, uma motoneta elétrica, um triciclo elétrico e um patinete elétrico. Assim, o carregamento chegou ao valor estimado de P$ 186 milhões, o que equivale a cerca de R$ 650 mil na cotação praticada na fronteira.
Em terra, a ação contou com a participação de outras forças de segurança da Argentina, como a Gendarmería Nacional e a Polícia de Misiones.

