Mineradoras de criptomoedas viram alvo de assaltantes no Paraguai

Caminhão abandonado por assaltantes em um dos roubos da segunda-feira (30) no Alto Paraná. Imagem: Polícia Nacional

Em menos de 12 horas, dois roubos de equipamentos foram registrados em Hernandarias e Ciudad del Este.

Sediadas no Paraguai por fatores como o baixo custo da eletricidade, empresas dedicadas à mineração de criptomoedas estão tornando-se alvo de assaltantes na região de Ciudad del Este. Em menos de 12 horas, dois roubos foram registrados, um deles com troca de tiros entre fugitivos e forças policiais.

O primeiro caso foi durante a madrugada de segunda-feira (30), em um barracão no bairro Puerta del Sol, em Hernandarias. Viaturas da Polícia Nacional do Paraguai foram acionadas após o alarme do imóvel disparar e um vigilante ser rendido pelos assaltantes, que atiraram contra os policiais e conseguiram fugir em uma van de cor branca.

O total de computadores levados não consta no boletim divulgado à imprensa. O proprietário das máquinas usadas para a mineração de criptomoedas é um homem de nacionalidade brasileira, que compareceu ao local e lamentou o prejuízo sofrido.

O segundo assalto ocorreu por volta das 11h, nas imediações do km 7 da Rodovia Internacional. Um caminhão que transportava 315 computadores, que seriam entregues a uma mineradora de bitcoins, foi interceptado por três homens armados que renderam o motorista e esvaziaram o veículo em uma área pouco movimentada de Ciudad del Este.

Os equipamentos, configurados com placas potentes que otimizam o desempenho, são cobiçados pelos atravessadores em razão do alto potencial de revenda. As investigações dos dois casos relatados, bem como de outros roubos ocorridos nas últimas semanas, estão a cargo da Polícia Nacional e do Ministério Público do Paraguai.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

-->