Rádio Clube
H2FOZ
Início » Fronteira » Ministério prorroga atuação da Força Nacional na fronteira

Fronteira

Ministério prorroga atuação da Força Nacional na fronteira

Operações da tropa acontecem na divisa do Brasil com Paraguai e Argentina.

2 min de leitura
Ministério prorroga atuação da Força Nacional na fronteira
Reforço na segurança público é para coibir crimes fronteiriços - Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

Operações da tropa acontecem na divisa do Brasil com Paraguai e Argentina.

Por meio de portaria publicada no Diário Oficial, o Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou a atuação da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em apoio ao Paraná. A permanência será até junho.

Publicidade

A tropa atua prioritariamente nas cidades localizadas na região fronteiriça do Brasil com o Paraguai e a Argentina. A Força Nacional iniciou a fiscalização na região em dezembro do ano passado, com previsão inicial de ficar até março de 2022.

No final do ano passado, 80 agentes policiais foram deslocados à fronteira trinacional. As operações foram concentradas nas cidades de Foz do Iguaçu – inclusive na região da Ponte Internacional da Amizade –, Guaíra, Icaraíma e Alto Paraíso, todas no Oeste do Paraná.

“O objetivo é prestar auxílio nas atividades e nos serviços essenciais à preservação da integridade das pessoas, do patrimônio e da ordem pública”, informou o ministério. A área fronteiriça é considerada porta de entrada de drogas, armas e contrabando no país.

Para o Governo do Paraná, a cooperação em segurança pública almeja a redução de crimes típicos de fronteira. O objetivo é a “repreensão ao tráfico de drogas e contrabando de mercadorias”, relatou a Agência Estadual de Notícias, quando a Força Nacional aportou no estado, no fim do ano passado.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.