Ministro brasileiro irá ao Paraguai discutir Itaipu, segurança e cooperação

Visita do chanceler Mauro Vieira está marcada para a próxima quinta-feira (9), tendo Assunção como destino.

Apoie! Siga-nos no Google News

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, estará no Paraguai, na próxima quinta-feira (9), para reunião com o colega paraguaio, Julio César Arriola. A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, nessa sexta-feira (3), em boletim repassado à imprensa.

Leia também:
Itaipu: Enio Verri expõe desafios e ações prioritárias da nova gestão na binacional

Segundo a pasta, “os ministros tratarão os principais pontos da agenda bilateral, tais como Itaipu Binacional, integração física, comércio e investimentos, segurança, cooperação, entre outros. Também abordarão questões relativas ao Mercosul e temas de caráter regional e multilateral”.

O Paraguai é o único membro fundador do Mercosul que ainda não foi visitado pelo novo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Uma das explicações é o período de eleições presidenciais no país, marcadas para abril. Em janeiro, Lula esteve na Argentina e no Uruguai, para encontros com os presidentes Alberto Fernández e Luis Lacalle Pou.

Anexo C

O ano de 2023 é importante para as relações bilaterais entre Brasil e Paraguai, tendo em vista os 50 anos da assinatura do Tratado de Itaipu e a necessidade de renegociação do Anexo C, que define as bases financeiras para o funcionamento da hidrelétrica.

A previsão é que as conversações sobre o documento sejam intensificadas no segundo semestre, após a posse da nova legislatura do Congresso Nacional paraguaio (em 1.º de julho) e do novo governo (em 15 de agosto). O atual presidente, Mario Abdo Benítez, não é candidato, uma vez que a legislação paraguaia veta a reeleição presidencial.

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. […] Leia também:Ministro brasileiro irá ao Paraguai discutir Itaipu, segurança e cooperação […]

Comentários estão fechados.