Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Movimento migratório na Ponte da Amizade cresceu 55% em janeiro

Fronteira

Movimento migratório na Ponte da Amizade cresceu 55% em janeiro

Fluxo foi gerado, principalmente, por paraguaios que viajaram para as praias do litoral brasileiro.

2 min de leitura
Movimento migratório na Ponte da Amizade cresceu 55% em janeiro
Sinalização migratória na cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade. Imagem: Gentileza/Direção Nacional de Migrações
Publicidade

A Direção Nacional de Migrações (DNM), do Paraguai, divulgou, nessa quinta-feira (9), balanço que aponta que o fluxo de viajantes que fizeram os trâmites migratórios de entrada e saída do país cresceu 55% em janeiro, na Ponte Internacional da Amizade, na comparação com o mesmo mês de 2022.

Leia também:
Criança paraguaia morre em acidente na BR-277 em Foz do Iguaçu

Publicidade

De acordo com a DNM, entre 1.º de 31 de janeiro, 51.961 paraguaios e estrangeiros forneceram seus dados no escritório situado na aduana de Ciudad del Este. O registro é obrigatório para quem vai viajar a mais de 30 quilômetros da fronteira ou permanecer por período superior a 24 horas fora do país de origem.

Publicidade

A média diária foi de 1.676 registros, com pico de mais de cinco mil nos primeiros dias do mês, gerando filas na aduana paraguaia, e também na cabeceira brasileira, onde a Polícia Federal (PF) solicitou aos viajantes que preenchessem, na internet, o formulário de pré-cadastro, como forma de diminuir o tempo de permanência nos guichês.

Até o final de fevereiro, a expectativa é de movimento migratório acima da média, tendo em vista o período de alta temporada turística no litoral do Brasil, principal destino dos turistas paraguaios que ingressam ao país via Ponte da Amizade.

Publicidade

Na soma de todas as fronteiras do Paraguai, o país vizinho contabilizou 372.307 entradas de nacionais e estrangeiros (crescimento de 149%) e 562.080 saídas (125% a mais) em janeiro de 2023. O movimento maior foi nos postos de controle com a Argentina, com 272.215 entradas e 434.932 saídas em locais como Encarnación e Puerto Falcón.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.